A inscrição de estágio só é permitida para os possuidores de declaração de matrícula no curso de
TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS OU CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE CIÊNCIAS IMOBILIÁRIAS/GESTÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS,
fornecida pela Instituição de ensino, comprovando sua frequência regular de no mínimo 30 dias.
Portanto, somente dê início ao pedido, caso seja portador deste documento.
Antes de dar início ao requerimento online, separe a documentação relacionada abaixo, digitalize foto e assinatura em (Jpeg, Jpg) e os demais documentos em PDF – (tamanho máximo 2MB) e salve no computador onde será feita a inscrição. Obs: foto e assinatura, obrigatoriamente, no formato JPG.
Após separar toda a documentação, digitalizar e salvar em seu computador, deverá dar início ao processo de inscrição online que consiste em duas etapas:
Na primeira etapa, deverá preencher seus dados nos campos específicos e, ao final, anexar somente a documentação citada acima (itens de “1 ao 8”) em seus respectivos campos de forma legível. Não serão aceitos, em hipótese alguma, documentos ilegíveis, rasurados e inseridos fora do campo determinado.
Após preencher os campos e anexar os documentos, deverá clicar em “confirmar”. Na sequência, aparecerá o botão “imprimir”; clique nele para imprimir os boletos e os formulários. Após isso, deverá efetuar o pagamento dos boletos e assinar os formulários impressos.
Importante: O recolhimento dos boletos de Inscrição e Renovação de estágio deve ser quitado pelo corretor concedente do estágio.
Para finalizar a primeira etapa, deverá digitalizar os boletos pagos e os formulários assinados, salvando em seu computador. Após isso, deverá prosseguir para a segunda etapa.
Observação importante: o requerente só conseguirá prosseguir para a segunda etapa após a compensação bancária do pagamento dos boletos, que pode levar de 24 a 48 horas úteis. Portanto, aguarde este período para iniciar a segunda etapa.
Após concluir a primeira etapa e aguardar a compensação bancária do boleto pago, deverá acessar o sistema novamente, onde aparecerão os documentos já anexados. Neste mesmo local, haverá dois campos pendentes para anexar documentos, sendo um para os boletos pagos e outro para os formulários assinados. Anexe esses documentos e clique em “avançar”. Na sequência, clique em “finalizar”. Após esse procedimento, será gerado um número de protocolo para que possa fazer o acompanhamento de seu pedido.
Observação importante: O prazo para realizar a segunda etapa é de, no máximo, 15 dias corridos após a conclusão da primeira. Se perder o prazo, deverá refazer todo o processo, desde o início.
Após análise documental e não havendo exigências, o requerente receberá um e-mail convocando-o para participação no EVENTO ONLINE DE HABILITAÇÃO DO ESTAGIÁRIO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS.
O prazo de conclusão do processo de inscrição do estágio é de até 10 dias, desde que não haja exigência.
Conforme disposto pela Resolução COFECI 1.476/2022, o registro da INSCRIÇÃO/RENOVAÇÃO de estagiário perante a esse Conselho Regional de Corretores de Imóveis, é OPCIONAL, contudo com fulcro na lei 6.530/1978, é importante ressaltar que são privativos do corretor de imóveis os atos de intermediação nas transações em geral sobre imóveis, inclusive, na compra e venda, promessa de venda, cessão, promessa de cessão, permuta, incorporação, loteamento e locação; o não cumprimento do supracitado, pelo estagiário, resultará em auto de infração e consequente processo administrativo , além de encaminhamento ao Ministério Público para apuração de contravenção penal, nos termos do Art47. do Decreto-Lei 3.688/41.
Caso esteja de acordo com as orientações acima, clique em “li e aceito”, para iniciar sua inscrição online.