Corretor de Imóveis, vista a bandeira da sustentabilidade!

O corretor de imóveis tem ampla atuação profissional no mercado de trabalho e na sociedade. Além das competências técnicas exclusivas desse profissional, estabelecidas em lei, ele também atua em outros segmentos como o da Sustentabilidade, considerada uma causa global, uma meta comum a todos e que deveria estar sempre entre nossas preocupações e projetos de melhoria.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e foi criado em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas. É uma data importante para avaliarmos nossa postura com relação aos recursos naturais. Nosso planeta tem sofrido graves agressões, como desmatamento e poluição, e essa data é o momento oportuno para avaliarmos o nosso comportamento e o impacto para a humanidade. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, também chamada de Conferência de Estocolmo, que reunia 113 países e 250 organizações não governamentais, com objetivo de conscientizar a sociedade a respeito do meio ambiente e de como nossas atitudes podem causar impactos negativos que afetarão as futuras gerações.

 

Podemos citar dentre os recursos de sustentabilidade, voltados para o mercado imobiliário, soluções muito corriqueiras e interessantes como:

 

  1. Formas alternativas de energia: como as hidrelétricas, sistemas de placas de energia solar no telhado e hélices de energia eólica são opções mais comuns em edificações.
  2. Reutilização da água de chuvas para regar jardins, limpeza das áreas comuns, descarga de vasos sanitários, dentre outras opções.
  3. Reaproveitamento hidráulico.
  4. Lâmpadas de LED que poupam energia. 5- Áreas verdes.
  1. Hortas orgânicas.
  2. Compostagem.
  3. Coleta Seletiva.
  4. Destinação Correta de Efluentes. 10- Harmonia com os arredores.

 

Em 2020, publicamos um artigo do Corretor de Imóveis, José Carlos Masson – CRECISP 041480-F – Falecido em 07/08/2020 e o destacamos novamente, no link abaixo, como uma simples homenagem a esse profissional, que também foi Delegado Regional CRECISP na cidade de Piracicaba, além de grande defensor do meio ambiente, focando, principalmente, os projetos para captação das águas de chuvas.

 

https://www.crecisp.gov.br/comunicacao/noticiasinterna/7324-artigo---dia-do-meio-mundial-do- meio-ambiente

 

É de extrema importância, para o profissional Corretor de Imóveis, evidenciar o seu compromisso para um mundo mais sustentável direcionando seus clientes à mesma causa, para o bem maior da humanidade.

 

Ainda neste tema, temos os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme tabela abaixo. São um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Tenho certeza de que somos seres humanos melhores a cada dia e que precisamos ver, ouvir e  sentir, mudando o nosso comportamento perante o mundo, começando por nossas ações.

Confira outras datas que chamam a atenção para assuntos relacionados ao meio  ambiente e que são importantes para a conscientização:

  • Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas – 16 de março
  • Dia Mundial da Água – 22 de março
  • Dia da Conservação do Solo – 15 de abril
  • Dia da Terra – 22 de abril
  • Dia Internacional da Biodiversidade – 22 de maio
  • Dia Mundial dos Oceanos – 8 de junho
  • Dia da Proteção das Florestas – 17 de julho
  • Dia da Árvore – 21 de setembro
  • Dia do Consumo Consciente – 15 de outubro

O que podemos fazer por nós e pelo meio ambiente hoje?