CRECISP assina acordo com prefeitura de Santana de Parnaíba

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 01/05/2021


De acordo com a Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, promovida pela Controladoria Geral da União, do Governo Federal, o município de Santana de Parnaíba ganhou destaque no que diz respeito à transparência pública, sendo o 1º da região metropolitana, o 5º do Estado de SP e o 39º no País.

Os números só confirmam a grande preocupação de seus administradores com o uso adequado dos recursos públicos, garantindo infraestrutura e qualidade de vida à população.

Em linha com essa política, a prefeitura da cidade assinou, na última semana, um acordo de cooperação técnica com o CRECISP, permitindo que todas as avaliações do patrimônio imobiliário municipal necessárias sejam elaboradas por corretores de imóveis membros do Grupo de Avaliadores do Conselho. O principal objetivo dessa medida é que a valoração dos imóveis seja feita por profissionais gabaritados para tal, com conhecimento pleno do mercado imobiliário.

A exemplo do que já ocorre com outras entidades e órgãos públicos, a parceria com o Conselho pode, sem dúvida, garantir ainda mais transparências às ações do governo, dando aos seus imóveis o justo valor de mercado.

O acordo foi selado por meio de videoconferência, da qual participaram o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, o prefeito de Santana de Parnaíba, Antonio Marcos Batista Pereira (Marcos Tonho); o deputado estadual Antonio da Rocha Marmo Cezar; o diretor secretário do CRECISP, Arthur Boiajian, o conselheiro Ben Hur Paes da Silva Junior, e os delegados do CRECISP no município, Sebastião Silveira Nequinho Desanti e Manoel Baptista Pereira.

Segundo o prefeito, esse termo de cooperação é de grande valia para a integridade do patrimônio público, proporcionando sua real mensuração sempre que necessário. “Estamos empenhados no crescimento do mercado imobiliário. Nos últimos 4 anos, mais de 30 mil certidões foram entregues, dando a posse definitiva aos munícipes e promovendo a regularizando fundiária em nossa cidade. E, nesse sentido, a avaliação correta do imóvel é de fundamental importância para a seriedade desse processo.”

O presidente Viana comentou que as instituições que contam com esse convênio com o CRECISP estão muito satisfeitas com o trabalho realizado pelos corretores e, ao receberem os Pareceres Técnicos de Avaliação Mercadológica (PTAM) solicitados, emitem uma certidão em nome do profissional, atestando sua qualidade técnica. “Em termos de currículo, esse é um diferencial que valoriza o histórico dos corretores.”

De abril de 2016 até o momento, o Conselho já assinou esse convênio com 35 prefeituras, 13 órgãos públicos e 6 conselhos de fiscalização e demais entidades, totalizando 54 parcerias. Durante esse período, os profissionais do Grupo de Avaliadores Mercadológicos elaboraram 1.242 PTAMs a essas organizações.