Homenagem do CRECISP aos Profissionais de Saúde

Prevenção à lavagem de dinheiro


O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) realizou sua 4ª Reunião com Reguladores, no dia 31 de março, por meio de videoconferência, tendo como tema a preparação do Brasil para a 4ª Rodada de Avaliação Mútua pela qual o País passará, neste ano, no âmbito do Grupo de Ação Financeira (Gafi).

O encontro contemplou apresentações sobre o processo de avaliação mútua e medidas que devem ser adotadas a respeito pelos órgãos legalmente incumbidos de supervisionar, em setores sob sua fiscalização ou regulação, a observância de deveres de prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa.

O Brasil, na condição de membro pleno desse Grupo internacional, assumiu o compromisso de seguir e implementar suas recomendações, bem como de se submeter, em seu âmbito, a rodadas periódicas de avaliação mútua dos seus membros.

Por essa razão, o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, participou da reunião, representando o Cofeci, entidade reguladora das atividades imobiliárias nacionais. A presença dos corretores de imóveis demonstra a seriedade com que a questão vem sendo conduzida por esses profissionais, engajados em coibir a lavagem de dinheiro no mercado imobiliário.

Também estiveram presentes na reunião, o Presidente do COAF, Dr. Ricardo Liáo, além dos representantes da entidade, Dra. Flavia Carneiro e Dr. Rafael Vasconcelos, e da Prof. Heloisa Estelita, da FGV.