Cursos de avaliação reafirmam a capacitação do corretor de imóveis

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 16/01/2021


Ciente da importância de uma boa formação para o sucesso em qualquer carreira, há vários anos, a Diretoria do CRECISP tem investido na capacitação dos corretores de imóveis. O principal objetivo é fazer chegar ao profissional as informações mais atualizadas sobre sua atividade, as possíveis mudanças na legislação e, principalmente, as questões técnicas que permeiam o dia a dia na corretagem.

Com isso, o inscrito no CRECISP tem sido beneficiado com uma grande variedade de cursos, seminários e palestras, ministrados por especialistas renomados, podendo se atualizar no que diz respeito à documentação, relações humanas, direito imobiliário, financiamento, administração de imóveis, fotografia e, principalmente, avaliação.

Desde 2006, o Conselho desenvolveu o Programa de Educação Continuada ao Corretor de Imóveis – PROECCI, visando trazer credibilidade e consistência aos pareceres de valoração emitidos pelos corretores. Em mais de uma década, o PROECCI ganhou novos contornos e se transformou em um dos mais completos ciclos de estudo relacionados à avaliação imobiliária.

Sua transição para a modalidade EaD permitiu que profissionais de outros Estados também tivessem acesso a esse programa, ampliando seus horizontes de trabalho e rendimento. Ao concluir o PROECCI, o corretor se habilita à inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), o que lhe dá posição de destaque nessa atividade, ao lado de intermediadores de todo o País.

Além disso, com o certificado de conclusão do curso, o corretor também pode integrar o Grupo de Avaliadores Imobiliários do CRECISP, especialmente criado para atender as parcerias com órgãos públicos e prefeituras, na valoração do patrimônio imobiliário público. Esse grupo já conta com 1.242 profissionais que analisam o valor de imóveis que estejam envolvidos em pendências judiciais, ou nos casos de desapropriações, por exemplo, emitindo Pareceres Técnicos de Avaliação Mercadológica (PTAM) que irão compor esses processos. Em contrapartida, a instituição que recebe esse trabalho, emite uma certidão, avalizando a prestação de serviço daquele avaliador, e agregando valor a seu histórico profissional.

Em 2020, assim como os demais cursos oferecidos pelo Conselho, o PROECCI foi acessado por corretores de todo o País, ansiosos por essa reciclagem de conhecimentos na profissão. Ao final de novembro, 1.407 alunos estavam aptos à realização da prova final, organizada pelo Conselho em linha com todos os padrões de segurança sanitária exigidos.

Os aprovados na ocasião totalizaram 485 e, desde então, o CRECISP vem realizando solenidades virtuais para a entrega dos diplomas de conclusão de curso.  Na última semana, 71 formandos atenderam ao convite do Conselho e receberam online sua diplomação como avaliadores. Todos do Estado de SP, eles agora também já podem providenciar sua inscrição no CNAI.

“Restam ainda 67 corretores aprovados que não tiveram disponibilidade para se conectar e receber seus certificados. Estamos atendendo a todos os que obtiveram a média exigida. Os que não foram aprovados, devem aguardar uma nova oportunidade para tentar obter o diploma”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, convidando os alunos a conhecerem os outros cursos oferecidos pela entidade.

O vice-presidente do CRECISP, Gilberto Yogui, também saudou os corretores na solenidade, e falou sobre continuidade aos estudos nessa área. “A conclusão do PROECCI coloca vocês na porta dos tribunais para atuarem junto ao Judiciário.  E o curso de perito avaliador, também oferecido pelo CRECISP gratuitamente, dá ao corretor o acesso que faltava.”