Blitz do CRECISP flagra pseudocorretores em Santa Isabel

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 24/10/2020


O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo realizou, no último sábado, 17/10, uma blitz para a fiscalização de loteamentos irregulares na região de Santa Isabel.

A ação foi feita em parceria com a Prefeitura do município e teve o apoio da Polícia Ambiental. Um grupo de 20 agentes do Conselho se dirigiu ao local do loteamento, na Estrada Ouro Fino, em área de proteção de mananciais próxima ao Rio Paraíba do Sul. Acompanhados de 05 policiais, eles conseguiram impedir que uma família fosse vítima de dois falsos corretores de imóveis, que estavam vendendo lotes sem a regulamentação e autorização da prefeitura.

Moradores da Zona Leste da Capital, a família havia se interessado por uma oferta feita nas redes sociais, anunciando terrenos de 1.000 metros quadrados por R$ 30 mil, com pagamento facilitado. Quando os agentes do CRECISP chegaram ao local, a família estava lá, conhecendo a área com os pseudocorretores, sem ter conhecimento do parcelamento irregular.

O anúncio já havia atraído diversos compradores por combinar a beleza do lugar a um preço bem abaixo do real. O proprietário da área estava presente e disse que já tinha um contrato de gaveta por meio do qual negociara o terreno com investidores interessados no parcelamento do solo.

Ao final da operação, os pseudocorretores, o proprietário do lote e a família vítima foram conduzidos à Delegacia de Santa Isabel para prestar depoimentos e esclarecer o caso.

A fiscalização do CRECISP também ocorreu em outros 30 pontos nas cidades de Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo e em diversas regiões da Capital.

Como resultados, foram emitidos 59 autos de constatações, 01 notificação e 05 pessoas foram autuadas pelo exercício ilegal da profissão, por anunciarem a comercialização de lotes irregulares pelas redes sociais.

A ação do CRECISP em Santa Isabel teve destaque na TV e motivou um agradecimento especial da presidente do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente da cidade, Elza Geneci dos Santos.

Para o presidente do Conselho Regional, José Augusto Viana Neto, o êxito desse trabalho culmina quando se consegue evitar prejuízos à sociedade. “Ficamos muito satisfeitos pois conseguimos impedir que uma família destinasse suas economias à aquisição de um terreno totalmente irregular, das mãos de falsos corretores. Essa é a melhor recompensa que os analistas de conformidade do CRECISP podem receber em seu dia a dia.”