CRECISP participa de live do Colégio Notarial do Brasil

Evento aconteceu no dia 06/07

Na última segunda-feira (06/07), o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, participou de uma videoconferência promovida pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB) a respeito da implantação do E-notariado.

Estabelecido pelo Provimento 100 do Conselho Nacional de Justiça, de 26 de maio de 2020, o E-notariado é uma plataforma virtual que possibilita a prática dos atos notariais de forma eletrônica, com a utilização do certificado digital e de videoconferências.

Ao lado de Viana, discutiram o assunto a presidente do CNB, Gisele Oliveira de Barros; o diretor do CNB e vice-presidente do Colégio Notarial de São Paulo, Andrey Guimarães Duarte; e o membro do conselho jurídico da presidência e do conselho jurídico da vice-presidência de incorporação e terrenos urbanos do Secovi-SP, Olivar Vitale.

De acordo com Gisele, o e-notariado permitirá a execução de todos os atos que, normalmente, são praticados em um cartório de notas, só que de maneira remota. “A plataforma foi colocada no ar no dia 27 de maio e já foram lavrados mais de 3.100 atos até o final de junho em todo o Brasil, desde lavratura de escrituras, autenticações e reconhecimento de firmas. Achávamos que seria uma plataforma mais utilizada nos grandes centros comerciais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas ela tem sido usada no Brasil inteiro, de forma bastante equilibrada, possibilitando a uniformização da lavratura dos atos.”
O presidente do CRECISP ressaltou que a utilização de documentação eletrônica nas transações sempre foi uma grande aspiração do mercado. “Acredito que esse será um recurso que veio para ficar. Já temos notícias de que pessoas de fora do País já vem fechando negócios totalmente online. E com isso, temos certeza de que, em pouco tempo, os cartórios obtiveram uma grande evolução, que vai otimizar muito o trabalho dos corretores de imóveis.”