Presidente do CRECISP participa de live da ACE de Suzano

Evento foi organizado pela ACE

No dia 02 de julho, o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, participou de uma live promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Suzano, na Grande SP. O evento foi mediado pelo presidente da ACE Suzano, Fernando Cezar Fernandes, e pelo diretor jurídico da entidade, Carlos José Trevisan Júnior, que também é corretor de imóveis e membro de grupo de trabalho do CRECISP.

Falando sobre o impacto da pandemia no mercado imobiliário, Viana deu detalhes sobre o segmento de locação de imóveis comerciais, relatando as negociações que estão ocorrendo entre locadores e locatários durante esse período.

Otimista no que diz respeito à retomada dos negócios, o presidente do CRECISP comentou que a COVID-19 está proporcionando uma nova realidade, especialmente nas grandes cidades. Ele comentou que os agentes do mercado imobiliário estão buscando um aperfeiçoamento profissional, no sentido de trazer mais segurança jurídica às transações. “As locações de shoppings, por exemplo, têm proporcionado vários impasses e as partes precisam estar bem informadas para chegarem a um consenso.”

Destacando o bom senso como ferramenta essencial, Viana analisou que a redução da taxa Selic diminui a renda nos investimentos mais comuns e, com isso, garante um maior interesse dos investidores no mercado de imóveis. “Em contrapartida, quando o mercado dá lucro para o investidor está prejudicando a sociedade. O nível de exclusão de pessoas com possibilidade de aquisição é muito grande e a propriedade perde assim sua função social, como moradia.”

O presidente do Conselho alertou os corretores sobre a importância dos treinamentos e cursos oferecidos pela entidade para que haja uma valorização ainda maior da categoria nas negociações. “O profissional não pode ficar para trás. Tem que estar atento e se valer de todas as ferramentas que tem à disposição gratuitamente.”