Sistema Cofeci-Creci lança Agenda Legislativa dos Corretores

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 04/07/2020

Na última semana, o Sistema Cofeci-Creci promoveu o lançamento da Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis 2020. O material reúne todos os projetos e propostas relacionados ao mercado imobiliário, que estejam em tramitação na Câmara ou no Senado Federal, discutindo os possíveis impactos positivos ou negativos à categoria de corretores de imóveis e à sociedade.

O lançamento ocorreu por meio de videoconferência, coordenada pelo presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, com a participação de parlamentares e de toda a Diretoria do Conselho Federal.

Em seu pronunciamento, o presidente do Cofeci ressaltou que os profissionais têm uma missão muito forte, do ponto de vista social, pois realizam o sonho da casa própria das famílias. “As pessoas, em geral, compram um imóvel uma única vez na vida. E o corretor tem a responsabilidade de atender essas pessoas da maneira mais ética e proba possível.”

Segundo João Teodoro, esse trabalho já vem sendo realizado há alguns anos e dá subsídios para que os corretores possam contar com a parceria de deputados e senadores integrantes da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Mercado Imobiliário, atualmente presidida pelo deputado federal Laércio Oliveira. “A agenda permite que haja um estreitamento no relacionamento da categoria com os parlamentares, ampliando a capacidade de reivindicação dos profissionais junto ao Congresso. E a Frente Parlamentar conta, atualmente, com cerca de 230 senadores e deputados muito familiarizados com as questões que envolvem o mercado imobiliário.”

A conferência também apresentou o depoimento do vice-presidente da Frente Parlamentar, senador Izalci Lucas; dos diretores do Cofeci, Manoel da Silveira Maia; diretores secretários Sérgio Sobral e Vilmar Pinto; diretores tesoureiros Valdeci Monteiro e Aires Matos; além do presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, que congrega também essa Diretoria.

Para Viana, o principal objetivo é chamar a atenção à importância da categoria de corretores de imóveis no âmbito nacional. “Nossa esperança é de que o Congresso analise com cuidado todas as propostas que estão nessa agenda, que vai funcionar como um direcionador das questões que possam potencializar a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de novos projetos imobiliários em todo o território nacional.”

Os depoimentos dos parlamentares a respeito da Agenda estão sendo publicados diariamente e podem ser acessados nas redes sociais do Conselho.