Corretores se aprimoram para acompanhar digitalização do mercado

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 27/06/2020

Lives, assinaturas digitais de contratos, visitas virtuais... De uma hora para outra, os profissionais que atuam no segmento imobiliário tiveram que se adaptar a uma nova realidade no trabalho.

Sem sombra de dúvida, se a intermediação imobiliária – nos moldes como a conhecíamos até o início do ano – já era um processo que exigia pessoas gabaritadas para a sua execução, com o emprego de novas tecnologias, esses pré-requisitos se fizeram mais visíveis e necessários ao corretor de imóveis.

Com isso, o CRECISP se reorganizou para auxiliar o profissional, lhe fornecendo subsídios para saber lidar com os recursos tecnológicos que podem otimizar as tarefas de seu dia a dia. E nesse sentido, a TV CRECI ganhou destaque especial.

Em apenas cinco meses, o canal do Conselho no Youtube saltou de 266 mil visualizações para mais de 420 mil. E essa foi apenas uma das métricas atingidas pelo CRECISP por conta das lives e palestras exibidas entre janeiro e maio deste ano.

A pandemia despertou um grande interesse dos corretores pela informação e conhecimento sobre o mercado imobiliário. No que se refere ao tempo assistido, o Youtube do Conselho, que registrava cerca de 452 mil horas assistidas em janeiro, teve um crescimento surpreendente, atingindo 792 mil horas no mês de maio.

O gráfico da TV CRECI também é ascendente nesse período: as exibições foram visualizadas 298 mil vezes em maio contra 13.400 vezes em janeiro.

Todas as mídias do Conselho ganharam uma grande audiência no período de quarentena, indicando que os profissionais aproveitaram o tempo de isolamento para a reciclagem de conhecimentos.

No Facebook, outra rede social importante do CRECISP, os 33 mil minutos visualizados em janeiro se transformaram em mais de 78 mil ao final de 5 meses.

E é por essa participação que o CRECISP ganha ainda mais motivação para continuar se comunicando com seus inscritos, em prol do crescimento de seus profissionais.

O treinamento dos corretores e o desenvolvimento de novos cursos têm sido pautas constantes nas reuniões da Diretoria da entidade, ciente do peso que essas ações podem ter na carreira dos inscritos. Recentemente, foi lançado o ciclo de estudos sobre Lucro Imobiliário que vem somar aos outros programas disponibilizados pelo Conselho.

Na plataforma EaD, também é possível ter acesso aos cursos de: Documentação Imobiliária, Fotografia Imobiliária, Perito Judicial, Como usar a HP12C, Avaliação Imobiliária e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Todos alinhados às reais necessidades dos corretores.

A procura por essa programação, ao longo desses meses de quarentena, também aumentou significativamente. E nesse quesito, o curso de Documentação Imobiliária é um dos campeões: desde o final de março, mais de 4 mil alunos acompanharam as aulas. Na sequência, vem o de Perito Judicial, com mais de 2.500 interessados.

E caso as vagas para o curso de Avaliação Imobiliária fossem ilimitadas, este seria, sem dúvida, o mais procurado pelos corretores, haja vista que as inscrições se esgotam em poucos minutos semanalmente. No entanto, essa limitação é necessária devido à necessidade de se prever um espaço físico para a realização da prova para a conclusão do curso.

A grande vantagem dessa programação de estudos desenvolvida pelo CRECISP é que ela está à disposição de profissionais de todo o País, que podem se inscrever e iniciar suas aulas acessando o endereço: http://ead.creci.org.br

“Aqueles que acreditam que nada mudou nas intermediações de imóveis, estão fadados ao fracasso na profissão. Hoje as mudanças são muitas e acontecem muito rapidamente. A atualização tem que ser constante”, concluiu o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto.