Homenagem do CRECISP aos Profissionais de Saúde

Lei 6.530/78 completa 42 anos

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 16/06/2020

Em celebração ao aniversário da Lei 6.530/78, que deu nova regulamentação à profissão de corretor de imóveis, o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, promoveu uma “live” para apresentar aos profissionais o que a entidade tem desenvolvido em prol da categoria.

Aprimoramento técnico

Ao longo de sua apresentação, Viana esclareceu aos inscritos a respeito das atualizações no banco de dados do CRECISP, que vem sendo promovidas na última semana, e que envolvem o aprimoramento técnico no site e no aplicativo, com a disponibilização de novas ferramentas para atender a um número cada vez maior de pessoas.

As iniciativas incluem o futuro estabelecimento do atendimento remoto via chat, permitindo que corretores e imobiliárias possam usar a estrutura do Conselho para solucionar seus problemas, em especial em momentos como esse. “Em breve, os inscritos terão ainda mais recursos para o exercício de sua atividade.”

Outra novidade que, em breve, estará funcionando online é a Jucon – Junta de Conciliação. A equipe técnica do CRECISP está trabalhando para que as audiências sejam realizadas por videoconferência, evitando a judicialização dos processos que envolvam o segmento imobiliário. Assim como pretende com a Jucon, a entidade já está obtendo ótimos resultados com a realização de plenárias de conselheiros e turmas de julgamento pela internet, permitindo o andamento normal dos processos.

No que diz respeito à equipe de analistas de conformidade, uma intensa fiscalização de sites e portais online vem sendo desenvolvida, com o acatamento de denúncias a respeito de irregularidades, que podem ser encaminhadas pelo e-mail faleconosco@crecisp.gov.br

Lives

A grande novidade dessa quarentena no CRECISP são as “lives” transmitidas pela TV CRECI, que estão conquistando espectadores em todo o País. Assuntos como locações, contratos, marketing e vendas são abordados com maestria por especialistas, prontos para responder as questões dos internautas. “A experiência tem mostrado que o corretor está ansioso por receber novas informações e se atualizar a respeito dos impactos da pandemia em seu negócio.” Além disso, as palestras e cursos EaD seguem em linha ascendente de acessos pelos profissionais.

O presidente do Conselho destacou que a nova rotina imposta a toda a sociedade está fazendo com que todos reaprendam a trabalhar, seja em home office ou em seus escritórios, desde que em segurança. “Mas, definitivamente, não estamos apáticos. Pelo contrário, estamos mostrando a importância de nossa consultoria e assessoria, para que as partes possam fazer os melhores negócios. Continuamos cuidando dos interesses de todos os nossos clientes.”

Viana falou que todo o Sistema Cofeci/Creci está empenhado em minimizar os impactos da pandemia na atividade imobiliária. Seus representantes, ao lado de outras entidades do segmento, estão em contato com autoridades governamentais, buscando novas medidas para equilibrar a situação dos inscritos e dar continuidade aos negócios de compra e venda de imóveis em todo o País.

Especialmente aos autônomos, a possibilidade de recebimento do auxílio emergencial do governo já proporcionou um reforço em seus orçamentos, especialmente nesse momento de exceção.

Além disso, o CRECISP também está se atualizando a respeito dos ofícios encaminhados à Presidência da República, ao Ministério da Economia e às instituições financeiras públicas – a saber, a CAIXA, o Banco do Brasil e o BNDES – reivindicando a concessão de empréstimos a juros subsidiados para a superação da crise financeira.

O governador João Dória e o prefeito Bruno Covas também foram oficiados pelo Conselho, com o intuito de analisar uma possível flexibilização da quarentena, permitindo o reinício das atividades imobiliárias, desde que cumpridas as devidas medidas estabelecidas pelas autoridades sanitárias.