O que você precisa saber antes de comprar seu primeiro imóvel?

Seja por buscar independência, iniciar uma família ou simplesmente parar de pagar aluguel todo mês, a compra do próprio apartamento inicia uma nova etapa na vida de qualquer um. No entanto, a realização desse sonho exige a consideração de uma série de fatores.  Algumas das mais comuns são:

1. Por que estou procurando um apartamento?

Geralmente fácil de responder, é essa pergunta que dá início à busca por um novo espaço. Como dito anteriormente, são inúmeros os fatores que fazem com que as pessoas tomem essa decisão. Reflita se esse é um bom momento e se é possível lidar numa boa com as prestações de um eventual financiamento imobiliário
. Até mesmo para alcançar sonhos é preciso ser realista!

2. Que tipo de imóvel eu estou procurando?

É preciso compreender como funcionará a sua vida nesse novo espaço. Casais que acabaram de se formar, por exemplo, tendem a procurar apartamentos com pelo menos mais um quarto para quando tiverem filhos. E com a nova tendência do cotidiano em home office, muitas pessoas buscam ter um cantinho reservado para desempenhar suas tarefas. Encontre um imóvel que atenda às suas necessidades de hoje e também as de amanhã.

3. O que espero do meu condomínio?

Veja o que o condomínio onde está procurando apartamento pode oferecer para o seu bem estar. Muitas famílias buscam espaços com áreas reservadas para a diversão das crianças. Além disso, fica muito mais fácil frequentar uma piscina ou uma academia se elas estão instaladas à distância de um passeio de elevador!

4. Onde eu quero morar?

O imóvel precisa ser funcional para você e para a sua família. Dessa forma, leve em consideração o bairro em que se localiza, a segurança provida pelas ruas que você irá caminhar com mais frequência, se existem uma boa rede de serviços e até mesmo a viabilidade de transporte para pontos de interesse como regiões mais centrais ou até mesmo o local onde você trabalha.

5. Como eu pretendo pagar?

Existem algumas formas mais populares de quitar o valor de um apartamento. O pagamento à vista, para quem disponibiliza desse dinheiro, pode trazer benefícios como um desconto ao negociar o valor. Outra opção é juntar o dinheiro em uma poupança ou investir em CDB ou Tesouro Direto em uma espera que pode levar anos até que todo o valor de um imóvel seja acumulado.

O financiamento imobiliário acaba sendo a modalidade mais procurada entre os brasileiros que buscam comprar seu primeiro apartamento. Existem dois sistemas disponíveis no mercado – o SFH (Sistema Financeiro de Habitação), elegível para pessoas que desejam financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão e o SFI (Sistema de Financiamento imobiliário), desenvolvido para aqueles cuja casa ou apartamento financiado ultrapassam esse valor.

Aprofunde suas respostas para as perguntas feitas aqui e, de mente tranquila e coração leve, tome a melhor decisão para os seus próximos anos!

Fonte: Folha de Pernambuco