Você não está sozinho

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 25/04/2020

A quarentena tem se mostrado uma excelente oportunidade para a reflexão. Embora as opiniões sejam bem divergentes, especialmente no que diz respeito a seu término ou prolongamento, esse afastamento social nos mostrou que, se estamos todos distantes, não estamos, em absoluto, sozinhos.

A solidariedade e o altruísmo têm se manifestado das mais diversas maneiras e, a cada dia, somam-se iniciativas de auxílio para minimizar os reflexos danosos dessa pandemia em todos os setores.

O CRECISP também vem trabalhando em busca de soluções plausíveis aos profissionais inscritos, que possam oferecer alternativas que os ajudem a atravessar esse momento tão difícil para todos.

Desde a decretação de isolamento social e a disponibilidade do auxílio emergencial por parte do governo às categorias mais afetadas, o Conselho mobilizou esforços, ao lado de inúmeras outras entidades do setor imobiliário e da Frente Parlamentar Mista do Mercado Imobiliário no Congresso Nacional. O objetivo de incluir corretores de imóveis no rol de beneficiários desse auxílio foi alcançado graças a essa união de esforços, e trouxe um alento aos colegas que estão, há várias semanas, sem perspectivas de negócios.

Também foi fruto dessa mobilização a retirada do artigo 10 do Projeto de Lei 1179/2020, que autorizava a inadimplência de aluguéis até o mês de outubro próximo. Essa foi, certamente, uma grande conquista que, caso não tivesse sido aprovada, colocaria um problema a mais à maioria dos corretores que trabalham com locações.

Ainda junto às instituições governamentais, o Conselho vem trabalhando pela obtenção de linhas de crédito especiais, como a recém-divulgada pela parceria CAIXA/Sebrae, que beneficia micro e pequenos empresários, que são os que geram mais empregos e que têm sofrido grandes impactos da pandemia em seus orçamentos.

Por meio de ofícios encaminhados à Presidência da República e aos dirigentes de bancos públicos e privados, o CRECISP tem sensibilizado nossos governantes para que voltem sua atenção ao nosso segmento que é, sem dúvida, um dos principais motores da economia do País.

O Conselho também encaminhou ofício ao governador João Dória, do Estado de SP, propondo regras de flexibilização gradual do distanciamento social, que permitissem às imobiliárias e corretores o atendimento a seus clientes, dentro das normas de segurança determinadas pela Organização Mundial da Saúde. O resultado já foi ressaltado em entrevista dada pela secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, ao jornal Bom Dia SP, de 23/04. A secretária afirmou que o governo identificou o setor imobiliário como um dos mais vulneráveis economicamente, ao lado do turismo e cultura, reconhecendo sua necessidade de uma atuação emergencial mais focada.
O trabalho do CRECISP, e de todo o sistema Cofeci-Creci, tem sido no sentido de apoiar os profissionais em tudo o que for necessário, para que mantenham suas condições de trabalho, preservando seu sustento e a saúde financeira de seus escritórios. Acordamos a prorrogação do pagamento e eventual ampliação do parcelamento das anuidades do Conselho, procurando beneficiar e tranquilizar os colegas que encontram-se impossibilitados de regularizar sua situação junto à entidade.

No que diz respeito ao aprimoramento da atividade, continuamos mantendo nossa programação de cursos e palestras e promovemos “lives” com especialistas, para tratar das principais questões que se apresentam aos corretores nesses tempos de pandemia. Além de dirimir dúvidas, nosso intuito é, também, contribuir para que se atualizem tecnicamente ao longo desse período de isolamento.

Estamos imprimindo grande esforço na implantação e divulgação do Portal Imobiliário CRECI Brasil, que traz aos inscritos de todo o País a possibilidade de anunciar, gratuitamente, os imóveis que estejam intermediando à venda ou locação. Essa é, certamente, uma ferramenta essencial para a divulgação da carteira do corretor, sem nenhum custo adicional, e com visibilidade nacional.

Para garantir tranquilidade ao corretor, a criação do Aplicativo CRECISP, com download gratuito disponível para iOS e I-phone, possibilita o acesso ao Cartão de Identidade e Regularidade Profissional (CIRP) digital, com revalidação até 05/06/2020, devido à impossibilidade do atendimento presencial.

Em todas as redes sociais em que estamos presentes, e ainda em nosso site e aplicativo, e pelo envio de e-mails aos inscritos, mantemos nossa comunicação contínua, produzindo conteúdos de relevância à categoria, mensagens de incentivo, assim como orientações financeiras e de saúde transmitidas pelo Governo.

Mesmo com toda a equipe em home office, estamos trabalhando diuturnamente a fim de que tudo esteja em dia, sem processos atrasados e com as providências tomadas nos prazos legais quando do retorno à normalidade.

Lembramos a todos que o momento exige responsabilidade e união de esforços em busca do bem comum. Estamos todos juntos nessa luta.