CRECISP prestará avaliação imobiliária gratuita à Piracicaba

O convênio tem validade por 12 meses e pode ser reonovado

A Prefeitura de Piracicaba assinou convênio com o CRECISP (Conselho de Corretores de Imóveis) para avaliação imobiliária da administração municipal, na segunda-feira, dia 14/1, a. O convênio de assessoria técnica gratuita foi celebrado no prédio do Poder Executivo e contou com a presença de inúmeros corretores  de imóveis, além do vereador Osvaldo Schiavolin (Tozão) que também prestigiou o ato. A parceria terá custo zero para o município. Atuam hoje na cidade, 1.200 corretores cadastrados no órgão. Existem em andamento 46 decretos de desapropriação em Piracicaba.

O objetivo da parceria é facilitar a avaliação de preços de mercado em casos de desapropriações, locações e outras transações imobiliárias envolvendo o poder público municipal. Atualmente, essa avaliação pode durar meses - com a parceria, os pareceres devem ser realizados no máximo 30 dias.

A avaliação levará em conta a localização, tamanho, documentação do imóvel e, por meio dela, é definido o valor de mercado. Há quase 10 anos, o CRECISP realiza este tipo de avaliação para diversos órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça de São Paulo, o Ministério Público de São Paulo, além de inúmeras outras prefeituras.

De acordo com o prefeito Barjas Negri (PSDB), o CRECISP é uma instituição de credibilidade e a parceria será muito positiva ao município. “Com este convênio serão respeitadas as avaliações do mercado, trazendo transparência e agilidade nos processos”. Já o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), Arthur Ribeiro, diz que a experiência do CRECISP será fundamental para dar respaldo jurídico às avaliações dos imóveis.

O delegado sub-regional do CRECISP, José Carlos Masson, exaltou a união de forças para celebrar a parceria. "Ganham todos: população, corretores e prefeitura com essa parceria que não é onerosa aos cofres públicos."

Para o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, o convênio também possibilitará reconhecimento da sociedade ao serviço prestado pelo setor. Ele afirma que todo esforço é feito com objetivo para valorizar a categoria de corretores e contribuir para o poder público desempenhar sua função com maior tranquilidade.

“Além disso, a parceria assegura mais transparência e dá garantia com bases legais ao gestor municipal em sua tomada de decisões”, disse Viana. "Estamos muito entusiasmados com o convênio, e os colegas estão ansiosos para trabalhar e contribuir com a cidade de Piracicaba. Eles exercerão um trabalho voluntário que beneficiará a sociedade. Estamos ansiosos para contribuir o mais rápido possível nesta cidade que tem um papel importante para a economia do Estado."

Homenagem - Durante o evento, o presidente do CRECISP entregou aos corretores Manoel Fernandes Furlan e Beatriz Moruzzi certificados emitidos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo em virtude da assessoria técnica prestada pelos dois profissionais ao órgão, no ano passado.