Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 13/12/2025
Entre os dias 10 e 11 de dezembro, o Sistema Cofeci-Creci realizou o 3º Seminário Internacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro no Mercado Imobiliário (SIPLAD), reunindo autoridades nacionais e internacionais para debater boas práticas, cooperação institucional e o aperfeiçoamento das estratégias de prevenção no setor.
A abertura do evento foi conduzida pelo vice-presidente do Cofeci e presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, que contou com a presença do presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva; do professor do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Bruno Ferola; do diretor da American Bar Association (ABA), Cesar Pastore; do subdiretor da Supervisão da UIF Argentina, Augusto Lenzken; da Diretora-Geral de Supervisão e Regulação na Secretaria de Prevenção à Lavagem de Dinheiro ou Bens do Paraguai, Crismilda Espinoza; do especialista da GovRisk, Joaquim Cunha Neto; do procurador do Banco Central do Brasil, Rafael Vasconcelos; e da coordenadora de Estratégias de Prevenção e Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), Maria Beatriz Amaro. De forma remota, participou, também, o presidente do COAF, Ricardo Saadi.
A programação teve início com a palestra “Obrigações de PLD/FTP: Guia Prático”, apresentada por Joaquim Cunha Neto, da GovRisk, seguida da explanação de Maria Beatriz Amaro sobre a nova ação da ENCCLA prevista para 2026. Na sequência, o Banco Central do Brasil esteve representado pelo especialista Rafael Vasconcelos, que abordou aspectos regulatórios e supervisionais. O primeiro dia foi encerrado com a palestra de Flavia Carneiro, Coordenadora Geral de Fiscalização do COAF, sobre comunicação de operações ao órgão.
No segundo dia, os trabalhos começaram com a revisão das atividades do encontro, pelo presidente Viana, seguida da palestra de Rafael Vasconcelos, do Banco Central, sobre supervisão dos deveres de PLD/FTP. Depois, os representantes do Brasil, Argentina e Paraguai – Rafael Vasconcelos, Augusto Lenzken e Crismilda Espinoza - acompanhados por Joaquim Cunha Neto, apresentaram uma análise conjunta sobre os desafios e a cooperação na prevenção à lavagem de dinheiro na Tríplice Fronteira.
À tarde, o professor Bruno Ferola, do IGCP, ministrou a palestra “O compliance como alavanca para a consolidação e o crescimento sustentável do mercado imobiliário”, destacando a importância da integridade para o desenvolvimento seguro do setor. A programação prosseguiu com um painel conduzido por Joaquim Cunha Neto, da GovRisk, sobre as melhores práticas no âmbito do GAFILAT e com as considerações finais dos palestrantes sobre os principais aspectos do encontro.
O SIPLAD reforçou o compromisso do Sistema Cofeci-Creci com a transparência, a responsabilidade e a qualificação permanente dos profissionais do mercado imobiliário.