Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário é apresentada em Brasília

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 27/05/2023

No dia 24 de maio, o Sistema Cofeci-CRECI promoveu o lançamento da Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis 2023, e apresentou a Frente Parlamentar Mista do Mercado Imobiliário, em um evento que reuniu presidentes e representantes de Creci’s de todo o País.

Instrumento de representação do mercado imobiliário no Congresso Nacional, a Frente terá como coordenador geral o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD/SP). No Senado, estará sob a coordenação do senador Laercio de Oliveira (PP/SE) e na Câmara dos Deputados, a coordenação será do deputado Júlio Cesar (PSD/PI).

Essa é a maior Frente desta legislatura, com a adesão de 255 deputados e 33 senadores engajados nas questões que envolvem o setor. Seu principal objetivo será estimular políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento do segmento imobiliário, para o crescimento profissional dos corretores de imóveis e, consequentemente, trazendo benefícios à sociedade no que se refere à propriedade imobiliária.

Também está na pauta estreitar o relacionamento do segmento com os parlamentares, dando voz aos corretores de imóveis junto ao Governo e demonstrando sua força e união. O evento foi presidido pelo presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, do Paraná, e contou com a presença de quase uma centena de parlamentares.

A Agenda Legislativa reuniu 88 projetos em tramitação, avaliados pela equipe do Cofeci, e que podem impactar a atividade imobiliária, os profissionais e a sociedade. O posicionamento externado nesse documento é utilizado para mobilizar deputados e senadores a favor ou contra determinado tema.

O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, está convicto do respeito que a categoria vem conquistando com esse trabalho. “Essa aproximação nos permite um amplo diálogo, buscando uma legislação mais justa e favorável aos profissionais que atuam na corretagem imobiliária.”