Palestrante fala sobre o poder da imagem e da comunicação

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 18 de janeiro, consultora de imagem, Gislaine Vieira ministrou palestra online na Quarta Nobre do CRECISP e falou sobre o poder da imagem e de que forma os nossos comportamentos pessoais, incluindo nossas vestimentas, expressões, linguagem verbal e não verbal interferem no contato efetivo com o cliente.

Durante a apresentação, foi mostrado que as roupas e condutas influenciam nos processos psicológicos e contam história, imprimem lembranças, mexem com o seu emocional e também são formas de criar conexão sólida.

Segundo a palestrante, a todo momento estamos de alguma forma nos vendendo, mas, o que realmente estabelece um vínculo é a confiança que sentimos por outra pessoa. Caso não haja esta sintonia, é bem possível que os objetivos negociais ou pessoais não sejam alcançados.

“Muitas vezes, olhamos para as pessoas e pensamos: será que eu posso entregar o meu imóvel ou o meu dinheiro na mão desse indivíduo? Mas, para conseguir esta proximidade, é necessário seguir alguns pilares, incluindo a aparência, comportamento e uma comunicação   clara e eficiente.”

“Antes de qualquer explicação, gostaria de deixar claro que não precisamos de quantidade, mas especificamente do que é certo para nós e é fato que toda e qualquer imagem transmite uma mensagem, seja aquela que você deseja ou não.”

E a aparência, de acordo com a consultora, é o que aparece externamente, ou seja, o cabelo, a barba, a cor dos olhos, o esmalte, tudo aquilo que é notado. Já o comportamento depende da adequação. É na realidade a forma como lidamos com os amigos ou com as amigas no momento de um café e também com o cliente que dita o valor da nossa imagem.

Outro pilar é o fator comunicação, ressaltando a digital. Muitos estabelecem uma primeira conversa com o cliente por meio do WhatsApp, e dessa forma é possível observar a foto do profissional, se está adequada ou não, se o rosto transmite segurança.

“O importante é passar profissionalismo e a imagem, muitas vezes, pode também emitir um certo afastamento. Um braço cruzado significa seriedade, o que causa um certo susto. O áudio, por sua vez, tem que transmitir fluidez, segurança, boa dicção e o português tem que ser correto. Todos estes parâmetros auxiliam na viabilidade da comunicação e consequentemente em uma intermediação efetiva.”