Diretor do Procon-SP fala sobre parceria com CRECISP


No dia 14 de janeiro, o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, participou do programa CRECI Esclarece e falou sobre as ações conjuntas que as entidades estarão promovendo em breve.

A parceria a ser assinada visa proteger o consumidor e, ainda, ajudar o bom profissional a atuar, agindo no interesse da sociedade.

De acordo com Capez, o CRECISP fará um planejamento conjunto com a diretoria de fiscalização do Procon-SP, estabelecendo áreas a serem fiscalizadas e saindo em força tarefa para coibir qualquer tipo de ação irregular que prejudique o consumidor na área do Direito Imobiliário.

“Nós temos que fiscalizar loteamentos clandestinos que se multiplicam, as vendas desses loteamentos que são feitas por organizações criminosas e, obviamente, sem a participação do corretor de imóveis, os danos ao comprador que vai adquirir um imóvel e não é atendido por um corretor ou é atendido por um mau profissional da área... Vamos intensificar todas essas ações.”

Ao longo da entrevista, o diretor do Procon-SP também enfatizou a importância da identificação do profissional, como garantia ao cliente de que se trata de uma pessoa gabaritada para a intermediação imobiliária.

“Com esse trabalho em parceria com o CRECISP, vamos conscientizar que o corretor também deve portar sua identidade funcional, mantendo esse documento visível, para que os clientes possam se certificar de que estão sendo atendidos por um profissional devidamente inscrito no Conselho, capacitado e submetido a uma fiscalização. Essa ação visa proteger o consumidor, o bom corretor de imóveis e coibir a ação de aventureiros que, sem ter nenhum preparo e sem serem corretores de imóveis, se metem a fazer esse tipo de transação, quase sempre com resultados danosos ao consumidor.”

Para o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, a proteção à sociedade deve, sempre, vir em primeiro lugar. “Tenho certeza de que esse trabalho com o Procon-SP vai evitar prejuízos nas negociações e dar respaldo a todas as partes envolvidas.”