Palestrante fala sobre características e comportamentos

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 27 de outubro, o consultor e professor, Mauro Bonon ministrou palestra online na Quarta Nobre do CRECISP sobre o tema: Ownership – Orgulho de pertencer.

Durante a apresentação, discutiu a importância de ter atitude, ser protagonista e não coadjuvante em sua atividade e na empresa. Por meio do Ownership, os profissionais lidam melhor com desafios, construindo relacionamentos, tendo orgulho de pertencer, atuando como agentes de transformação, com causa e propósito.

O palestrante explicou que a tradução de Ownership está ligada ao pertencimento, como atuamos em um projeto ou processo de decisão, portanto, às características de comportamento de uma pessoa que tem senso de olhar para si e para o outro.

“Identificar atributos de comportamento, ou seja, como o ser humano está lidando com os relacionamentos, com as situações, dentro da empresa e se faz as coisas porque devem ser feitas ou efetivamente gosta do que executa.”

“Em primeiro lugar é importante ter autonomia e o que significa? No momento em que tenho o sentido de propriedade, consigo identificar o que é foco para mim, então, estabeleço o meu objetivo e prioridades, em função daquilo que me aproprio. Se eu entendo muito bem, qual a estratégia da organização, consigo fazer com que as pessoas sigam um planejamento, ou seja, aquilo faz todo o sentido."

Bonon explicou que existem três níveis de liderança: a autoliderança, a gestão de times e a liderança de outros líderes. Cada um lidando com desafios, que incluem as mais diversas pessoas. “Primeiro precisamos gerenciar a nós mesmos e cada um representa uma marca, quando envolve outros indivíduos, trazemos recursos e competências, para que se sintam engajados.”

“Vamos lidar com as complexidades e processos de mudanças, e se o outro observar e perceber que as nossas características de comportamento, não estão alinhadas com aquele projeto, então, não vamos conseguir ter muito sucesso. Caso contrário, o comprometimento é tão bom, que a pessoa se sente estimulada e entusiasmada.