Prefeitura doa área para construção de nova Delegacia da PF

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br


A Prefeitura de Sorocaba formalizou a doação de uma área para que a Polícia Federal construa sua nova sede em Sorocaba. O imóvel, de 17.678,93 metros quadrados, está localizado no Jardim Giverny, na região do Campolim, Zona Sul da cidade. A assinatura do contrato de doação ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), no Gabinete do prefeito, ocasião em que a Administração Municipal ainda comunicou que já definiu a instalação, ainda para este ano, de uma nova Casa do Cidadão, desta vez na região central

O ato contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga, dos secretários municipais Samyra Toledo (Governo – Segov), Luciana Mendes (Jurídica – SAJ), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), Fernanda Burattini (Comunicação – Secom) e do chefe de Gabinete, André Moron. Ainda, o superintendente regional da Polícia Federal (PF), Rodrigo Bartolamei; o delegado da PF em Sorocaba, Rogério Giampaoli; a secretária de Coordenação e Governança da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Fabiana Rodopoulos; o diretor de Caracterização e Incorporação da SPU, Bruno Schettini; o superintendente da SPU em São Paulo, Denis de Oliveira Selymes; o superintendente substituto da SPU/SP, Sérgio Matos de Oliveira; o técnico do Núcleo de Destinação da SPU/SP, Sidney Nery da Silva; a delegada do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Chystiane Jordão; o assessor jurídico adjunto do Creci, Milton Moreira de Barros Neto, o procurador-geral do Município, Alexandre Junger, e o diretor de área da SAJ, Luis Marcelo Almeida.

“Não estamos medindo esforços quando o assunto é fomentar novas parcerias, visando à melhoria do serviço público prestado à população. Trata-se de um grande ganho para o município, que vai gerar ainda mais empregos e investimentos, além de qualidade nos serviços prestados”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Na área doada, será construído um prédio de três mil m². O investimento federal previsto é de R$ 16 milhões, sendo que o projeto executivo começa a ser definido em outubro deste ano e as obras terão início em meados de 2022. Atualmente, a PF de Sorocaba, que atende a 48 cidades da região, opera em prédio alugado no Jardim Itanguá, localizado no km 103,5 da Rodovia Raposo Tavares.

Segundo o delegado Rogério Giampaoli, as instalações atuais da PF em Sorocaba são precárias e já não comportam as atividades administrativas do órgão, como de emissão de passaportes e imigração, e judiciárias, que englobam ações de fiscalização e combate ao crime. “Planejamos ampliar em 20% a quantidade de profissionais na unidade, incluindo estagiários e terceirizados. Já pensando na ampliação do nosso atendimento, neste ano, contaremos com oito novos agentes”, revelou o delegado.

O superintendente regional da PF, Rodrigo Bartolamei, disse que a construção de uma sede própria da Polícia Federal em Sorocaba era uma reivindicação antiga. “A previsão é que a construção do novo prédio seja concluída em até três anos e será um incremento determinante para o aprimoramento dos serviços prestados na região de Sorocaba. Será um local adequado para os profissionais trabalharem, atendendo ao púbico com mais eficiência e qualidade”, complementou.

 

Casa do Cidadão

A nova Casa do Cidadão vai funcionar em um espaço no Pátio Cianê Shopping. O contrato de utilização do imóvel já foi assinado nesta semana e a Prefeitura de Sorocaba finaliza os acertos para a implantação da unidade de serviços.

A novidade é que a Polícia Federal também será parceira da Prefeitura nessa nova Casa do Cidadão, uma vez que o Setor de Imigração será transferido, da atual sede da PF, para essa unidade recém-anunciada. “A ideia é que, depois, esse e outros serviços da PF possam ser estendidos também para as demais Casas do Cidadão”, mencionou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

A PF confirma que a meta é descentralizar alguns dos serviços, para facilitar o acesso da população. “Planejamos manter a unidade de emissão de passaporte no Shopping Iguatemi Esplanada e essa de Imigração, na nova Casa do Cidadão. Porém, sendo construída a nova sede da PF aqui na cidade, nada impede que tenhamos também nela novos postos, oferecendo esses dois serviços”, finaliza o delegado da PF de Sorocaba.

Coordenadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), as Casas do Cidadão são unidades de relacionamento entre a Prefeitura e o cidadão. Elas estão localizadas geograficamente de forma estratégica pela cidade, no Jd. Ipiranga, Éden, Brigadeiro Tobias, Av. Itavuvu, Av. Ipanema, Av. Nogueira Padilha e Paço Municipal. Ainda há o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que opera na Vila Leão.

Além de oferecer serviços próprios da Prefeitura, bem como da Administração Indireta – como é o caso da Urbes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) –, o Poder Público mantém parcerias com instituições, como o Tribunal de Justiça de São Paulo, Correios e o Procon (em algumas unidades). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 (unidade Paço) e das 8h às 16h (demais unidades).