Requerimentos e Roteiros explicativos

alt

CRECI 2ª REGIÃO

CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS


Este roteiro tem por objetivo orientar o requerente CONCLUINTE do curso de técnico em Transações Imobiliárias ou superior de Gestão Imobiliária, ou Tecnólogo em Negócios Imobiliários o procedimento para realizar a sua inscrição definitiva no quadro de inscritos como Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo.

Antes de dar início ao requerimento online, separe a documentação relacionada abaixo, digitalize-as separadamente em PDF – (tamanho máximo 2MB) e salve no computador onde será feita a inscrição.

OBSERVAÇÃO: O formulário de digitalização (Doc.10a) deverá, obrigatoriamente, estar no formato JPG ou JPEG, conforme Item 07 abaixo.

  1. DIPLOMAAtenção > frente e verso

    A inscrição principal de Pessoa Física é permitida apenas para os possuidores de DIPLOMA TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS (T.T.I.) E/OU TECNÓLOGO EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS / GESTÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS emitidos pelas instituições de ensino, devendo ser autorizadas pelo órgão educacional e com portaria de licença do COFECI, portanto, somente dê início ao pedido, caso seja portador de um desses diplomas.

    O Diploma de T.T.I. expedidos em SP, apresentar a Consulta Pública de Concluintes, para diplomas de T.T.I. expedidos em outro Estado apresentar o SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica). Para diplomas expedidos anterior a 2001 apresentar a “Lauda” publicada no Diário Oficial e/ou com validação da SEE, caso não possua, verificar com a Instituição de Ensino onde concluiu o curso de T.T.I.

    Atenção: Algumas instituições de SP registram o Diploma de T.T.I. no SISTEC ou na SEESP

    Para verificar se seu diploma de T.T.I. está registrado e ter acesso a validação, basta acessar um dos links abaixo:

  2. Para Diploma de Curso Superior de Gestão Imobiliária, ou Tecnólogo em Negócios Imobiliários apresentar o registro ou a validação expedida pela própria instituição de ensino que deverá estar registrado no MEC através dos sites: CEESP ou PORTAL MEC.

  3. CARTEIRA DE IDENTIDADE – REGISTRO GERAL (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – frente e verso
  4. Frente e verso da Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Poderá ser também a Carteira de Identificação funcional (guarda municipal, policial militar, policial federal, policial rodoviário federal, militar das forças armadas); Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional. Obs.: Esses documentos devem estar dentro da validade

    Em se tratando de pessoas estrangeiras, será exigida a comprovação de permanência legal e ininterrupta no país, durante o último anuênio, acompanhada de cópia autenticada da Carteira de Identidade Estrangeira (RNE).

  5. Cadastro de Pessoa Física – CPF – frente e verso – Clique aqui para acessar digitalmente
  6. Ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH – frente e verso – Clique aqui para acessar digitalmente.
  7. COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA/DOMICÍLIO FIXADO NO ESTADO DE SÃO PAULO.
  8. Comprovante de residência com validade de sessenta (60) dias em nome do(a) requerente. Caso o(a) requerente não possua comprovante de residência em seu nome ou dos pais ou do cônjuge e apresente comprovante em nome de terceiros, se faz necessário apresentar declaração com firma reconhecida do declarante.

    Serão considerados os seguintes comprovantes de residência, a saber: contas de luz, contas de gás, recibo de condominio, conta de celular, conta de telefone fixo, conta de internet, contas de água e contrato de locação em que figure como locatário, sendo este apresentar também comprovante de residência. Caso apresente “boleto” se faz necessário apresentar também a declaração de residência, segue o link para acesso abaixo. Após o preenchimento anexar no campo específico juntamente com o boleto.

    Declaração de Residência

    IMPORTANTE

    “Declaro que o endereço constante no documento anexado é o meu domicílio ou residência, sob as penas da Lei, tendo ciência que a inexatidão das informações me sujeitará às sanções cíveis, administrativas e criminais previstas na legislação aplicável, em especial o CÓDIGO PENAL BRASILEIRO, pelo crime de Falsidade ideológica, previsto em seu Art. 299.”

  9. CERTIFICADO MILITAR (RESERVISTA)frente e verso
  10. Reservista frente e verso ou comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de homens até 45 anos de idade.

    Ou Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI – Clique aqui para acessar digitalmente.

  11. CERTIDÃO DE ESTADO CIVILfrente e verso
  12. Para pessoas solteiras – Certidão de Nascimento; Pessoas casadas – Certidão de Casamento; Pessoas separadas judicialmente ou divorciadas – Certidão de Casamento, com as devidas averbações.

  13. FORMULÁRIO DE DIGITALIZAÇÃOfrente e verso
  14. Imprimir o Formulário de Digitalização (Doc.10a) pelo link clicando aqui.

    Inserir sua assinatura, que se faz necessário ser semelhante ao RG ou CNH, a digital do polegar e colar a foto conforme imagem abaixo:

    Salvar individualmente o documento em formato JPG ou JPEG e anexar, no momento da inscrição, no campo específico: FORMULÁRIO DE DIGITALIZAÇÃO (Formulário de Digitalização (Doc.10a)). O arquivo deverá possuir tamanho máximo de 4MB.

  15. Os documentos que requerem assinatura eletrônica podem ser assinados através de qualquer plataforma homologada pelo ICP Brasil, como por exemplo a plataforma digital de relacionamento do cidadão GOV.BR. Instruções de como utilizá-la, acesse o vídeo informativo.

  16. imagem anexa

    CRECISP: Conselho Regional de Corretores de Imóveis 2a Região CNPJ 62.655.246/0001-59

1o. ETAPA

Após preencher todos os campos obrigatórios, anexar os documentos e clicar em “CONFIRMAR”. Com isso, aparecerá o botão “IMPRIMIR”, que poderá ser clicado para realizar a impressão do boleto da taxa de inscrição e do formulário (requerimento de inscrição Doc.02a).

O formulário (requerimento de inscrição Doc.02a), deverá ser assinado de forma manuscrita ou eletronicamente pela plataforma GOV BR, datado e digitalizado.

OBSERVAÇÃO

O requerente só conseguirá prosseguir para a segunda etapa após a compensação bancária do pagamento do boleto, que pode levar de 24h a 48 horas úteis (até 2 dias úteis). Portanto, aguarde este período para iniciar a segunda etapa.

2a. ETAPA

Concluída a primeira etapa e, após a compensação bancária do boleto pago, será necessário acessar o sistema novamente, onde aparecerão os documentos já anexados. Nesse mesmo local, haverá dois campos pendentes para anexar documentos, sendo um para o boleto pago e outro para o formulário (requerimento de inscrição Doc.02), que deverá estar devidamente assinado. Anexe esses documentos e clique em “AVANÇAR”.

Na sequência, clique em “FINALIZAR” e será gerado um número de protocolo para que possa fazer o acompanhamento de seu pedido.

Finalizada a análise documental, não havendo exigências, será enviado ao e-mail do requerente mais um boleto com o valor da anuidade do ano em exercício. É imprescindível a verificação do seu e-mail, inclusive a caixa de SPAM ou LixoEletrônico.

Confirmado o pagamento do boleto, o requerente receberá um novo e-mail, convocando-o para participação na SESSÃO SOLENE DE COMPROMISSO PÚBLICO, conforme artigo 19 da Resolução COFECI no 327/92.

ATENÇÃO:

Salvar individualmente o documento em formato JPG ou JPEG e anexar, no momento da inscrição, no campo específico. Clique aqui para abrir o FORMULÁRIO DE DIGITALIZAÇÃO (Formulário de Digitalização (Doc.10a)). O arquivo deverá possuir tamanho máximo de 4MB.

É importante que os dados dos documentos estejam perfeitamente legíveis nas imagens, sem cortes, rasuras ou obstruções. Importante frisar que, qualquer documentação inserida no requerimento online que destoe do solicitado, tornará nulo o pedido. Vale lembrar que os dados do formulário serão validados junto à base de dados no CRECI SP, após isso, o processo será devidamente instruído pelo Departamento responsável.

Caso esteja de acordo com as orientações acima, deverá preencher seus dados nos campos específicos e, ao final, anexar somente a documentação citada em seus respectivos campos e de forma legível, clique em “li e aceito”, para iniciar sua inscrição online

CRECISP: Conselho Regional de Corretores de Imóveis 2a Região CNPJ 62.655.246/0001-59

01 taxa de inscrição principal de pessoa física + 01 anuidade proporcional ao período do exercício, clique aqui para ver os valores das taxas.

O prazo de conclusão do processo de inscrição é de até 20 dias úteis, desde que não haja exigência.

Download dos Requerimentos e Links de acesso