Requerimentos e Roteiros explicativos

alt

CRECI 2ª REGIÃO

CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS


Primeiramente, cumpre informar que a Inscrição Secundária de São Paulo para outro Estado, permite ao(a) corretor(a) de imóveis com inscrição principal no Estado de São Paulo, exercer a atividade profissional em outra Região de forma simultânea e definitiva.

Observação importante: Se a intenção for exercer a atividade profissional em outro Estado temporariamente, poderá solicitar através de inscrição eventual por até 120 dias. Para isso, deverá clicar em INSCRIÇÃO EVENTUAL DE SÃO PAULO PARA OUTRO ESTADO na tela inicial.

Caso a intenção seja exercer a atividade profissional somente em outro Estado de forma definitiva, deverá solicitar através de TRANSFERÊNCIA DE SÃO PAULO PARA OUTRO ESTADO na tela inicial.

Para efetivar a inscrição secundária, deverá seguir o passo a passo conforme segue abaixo:

  1. Clique aqui para acessar e preencher o requerimento eletronicamente e clique aqui para acessar o requerimento de certidão de inteiro teor, ou imprimir e preencher, datar, assinar de forma manuscrita ou eletronicamente pela plataforma GOV BR.
  2. IMPORTANTE: No caso de o requerimento ser assinado por procurador, deverá ser apresentado o competente instrumento de mandato, com firma reconhecida.
  3. Na sequência, deverá enviar o requerimento devidamente preenchido e assinado de forma manuscrita ou eletronicamente pela plataforma GOV BR, para o e-mail faleconosco@crecisp.gov.br. O requerimento será analisado e, caso esteja de acordo, serão encaminhados ao seu e-mail o número de protocolo e o boleto para recolhimento das taxas administrativas devidas.
  4. Após o pagamento, deverá enviar o comprovante para o mesmo e-mail: faleconosco@crecisp.gov.br.
  5. Após a análise e o envio da documentação, o requerente será orientado por e-mail a procurar o CRECI da região de destino para orientações e complementação da inscrição.
  6. Os documentos que requerem assinatura eletrônica podem ser assinados através de qualquer plataforma homologada pelo ICP Brasil, como por exemplo a plataforma digital de relacionamento do cidadão GOV.BR. Instruções de como utilizá-la, acesse o vídeo informativo.

01 taxa de inscrição secundária de São Paulo para outra Regional + 01 Certidão para inscrição de São Paulo para outra Regional, clique aqui para ver os valores das taxas.

O prazo para conclusão do pedido é de até 15 dias úteis, contados da data do envio da documentação, desde que não haja exigências a serem cumpridas. Importante esclarecer que este prazo se refere à conclusão por parte do CRECI SP para emissão de documentação necessária para dar entrada na inscrição secundária em outro Estado, sendo que o prazo para efetivação da inscrição secundária depende daquele Conselho Regional.