Requerimento de Inscrição de Pessoa Física

A inscrição principal de Pessoa Física só é permitida para os possuidores de DIPLOMA DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS OU CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE CIÊNCIAS IMOBILIÁRIAS/GESTÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS.
Portanto, somente dê início ao pedido, caso seja portador de um dos Diplomas citados acima.

Documentação

Antes de dar início ao requerimento online, separe a documentação relacionada abaixo, digitalize foto e assinatura em (Jpeg, Jpg) e os demais documentos em PDF – (tamanho máximo 2MB) e salve no computador onde será feita a inscrição. Obs: foto e assinatura, obrigatoriamente, no formato JPG.

  1. Carteira de Identidade (RG - Registro Geral) e/ou Carteira de Identificação funcional (guarda municipal, policial militar, policial federal, policial rodoviário federal, militar das forças armadas) e/ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH pode estar vencida) e/ou Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional e passaporte. Obs.: Esses documentos devem estar dentro da validade. Em se tratando de estrangeiros (as), comprovação de permanência legal e ininterrupta no País, durante o último anuênio, acompanhada de cópia autenticada da carteira de identidade (RNE);
  2. CPF e/ou CNH
  3. Comprovante de residência com validade de sessenta (60) dias em nome do (a) requerente. Caso o (a) requerente não possua comprovante de residência em seu nome e apresente comprovante em nome de terceiros, se faz necessário apresentar declaração com firma reconhecida do declarante. Serão considerados os seguintes comprovantes de residência, a saber: contas de luz, contas de gás, recibo de condomínio, conta de celular, conta de telefone fixo, conta de internet, conta de correspondência bancária, envelope de carta recebida pelo correio e contas de água .
  4. Diploma de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) frente e verso, devidamente assinado; (o diploma deve estar registradono GDAE ou SISTEC) .
  5. Reservista frente e verso e/ou comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de homens até 45 anos de idade;
  6. Título de eleitor frente e verso ou a certidão de quitação eleitoral;
  7. Certidão de estado civil sendo que, para pessoas solteiras – certidão de nascimento; pessoas casadas – certidão de casamento; no caso de pessoas separadas judicialmente ou divorciadas - certidão de casamento, com as devidas averbações;
  8. Imprimir o Formulário (Doc.10a) pelo link clicando aqui e após inserir sua assinatura, digital do polegar e colar a foto conforme orientações abaixo (Atenção), importante salvar em JPG ou JPEG, é obrigatório anexar no campo específico: Formulário DOC.10a (ASSINATURA-DIGITAL DO POLEGAR-FOTO).
    Atenção:
    • Fotografia 3x4 colorida, recente, de frente (rosto e ombro), sem moldura, sem indicação de data, com a expressão natural, em trajes formais, sendo homens com camisa social e gravata (preferencialmente com paletó) e mulheres com trajes sociais;
    • Assinatura digitalizada (utilizar caneta esferográfica na cor preta);
    • Digital do Polegar (parâmetro conforme inserida no RG).

Após separar toda a documentação, digitalizar e salvar em seu computador, deverá dar início ao processo de inscrição online que consiste em duas etapas:

1ª Etapa

Na primeira etapa, deverá preencher seus dados nos campos específicos e, ao final, anexar somente a documentação citada acima (itens de “1 ao 09”) em seus respectivos campos, de forma legível. Não serão aceitos, em hipótese alguma, documentos ilegíveis, rasurados e inseridos fora do campo determinado.

Após preencher os campos e anexar os documentos, deverá clicar em “confirmar”. Após isso, aparecerá o botão “imprimir”; clique nele para imprimir o boleto da taxa de inscrição e também os formulários. Na sequência, deverá efetuar o pagamento do boleto e assinar os formulários impressos.

Para finalizar a primeira etapa, deverá digitalizar o boleto pago e os formulários assinados, salvando em seu computador. Após isso, deverá prosseguir para a segunda etapa. Observação importante: o requerente só conseguirá prosseguir para a segunda etapa após a compensação bancária do pagamento do boleto, que pode levar de 24 a 48 horas úteis. Portanto, aguarde este período para iniciar a segunda etapa.

2ª Etapa

Após concluir a primeira etapa e aguardar a compensação bancária do boleto pago, deverá acessar o sistema novamente, onde aparecerão os documentos já anexados. Neste mesmo local, haverá dois campos pendentes para anexar documentos, sendo um para o boleto pago e outro para os formulários assinados. Anexe esses documentos e clique em “avançar”. Na sequência, clique em “finalizar”. Após esse procedimento, será gerado um número de protocolo para que possa fazer o acompanhamento de seu pedido.

Após análise documental e não havendo exigências, será enviado ao e-mail do requerente mais um boleto com o valor da anuidade proporcional. Confirmando o pagamento do boleto, o requerente receberá um novo e-mail, convocando-o para participação na SESSÃO SOLENE DE COMPROMISSO PÚBLICO, conforme artigo 19 da Resolução COFECI nº 327/92.

O prazo de conclusão do processo de inscrição é de até 45 dias, desde que não haja exigência.

Vídeo Tutorial

Caso esteja de acordo com as orientações acima, clique em “li e aceito”, para iniciar sua inscrição online.