Palestrante fala sobre o papel da mulher

O evento ocorreu na Quarta Nobre


Em comemoração ao mês da mulher, a coach de Relacionamentos e Sexualidade, Simone Saraceni, marcou presença na Quarta Nobre do CRECISP e destacou em sua apresentação a importância do papel da mulher na sociedade, ressaltando as questões amorosas e financeiras, além da violência que tem aumentado substancialmente, principalmente nessa época da Pandemia.

No início do evento, a palestrante explicou que, antes do Século XXI, a mulher possuía um papel praticamente marginalizado na sociedade, sendo que, o que predominava era a sua submissão, com menos impacto dentro da família e na comunidade.

"Após esse período, iniciamos um processo de quebra de paradigmas, onde a mulher começou a ter voz e a buscar a carreira e o seu espaço. Mas, será que tudo se tornou flores? Será que estamos onde queremos? Como está a vida amorosa? E a vida financeira?  

“Alguns índices não são muito positivos, uma mulher é morta a cada 7 horas, por feminicídio.   Na realidade, não somos uma posse dentro de um relacionamento e muitos homens, ainda, estão presos a este paradigma que pertence somente ao passado. Porém, a mulher não se sente mais dessa forma e busca uma vida amorosa com qualidade.”

 Simone ressaltou também que, nessa época da Pandemia, ocorreu um aumento de 54% no número de divórcios, em relação a 2019, trazendo uma questão muito séria.   As pessoas tiveram que tirar aquele lixo debaixo do tapete e tudo que estava escondido, veio à tona, principalmente os relacionamentos que estavam vivendo apenas de aparência.

 “Uma outra questão é a parte financeira: o desemprego tem aumentado devido à situação atual. Existem muitos problemas e as pessoas estão tendo dificuldades em atravessar esse período, e por conta disso, tem aumentado demais a violência dentro de casa.  

“Esta situação ocasiona um desequilíbrio em toda a estrutura familiar e, ao invés de todos pertencerem a um lar, na realidade, estão dentro de uma zona de guerra. Os membros das famílias possuem prioridades diferentes, não existem mais metas em comum. Falta diálogo, muitos casais estão vivendo vida de solteiro e infelizmente, isso vem acontecendo com muita facilidade!”