Vendas seguem ascendentes em outubro

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 12/12/20


O mercado imobiliário paulista demonstrou um bom desempenho em outubro e não está apresentando, em 2020, os mesmos reflexos negativos causados pela pandemia em outros segmentos.

Segundo Pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP), as vendas de imóveis residenciais usados mantiveram a tendência de alta que já vinham apresentando desde maio. O volume de negócios fechados cresceu 2,31% na comparação entre outubro e setembro em todo o Estado. Com isso, o acumulado de vendas do ano está positivo em 64,82%.

Quando se analisam os dados das 4 regiões em que a Pesquisa CRECISP divide o Estado, no entanto, o cenário se difere um pouco, retratando situações mais pontuais. Na Capital, houve queda no número de casas e apartamentos vendidos de (-1,78%) entre setembro e outubro. No Litoral, os negócios também diminuíram 0,94% no período. A maior redução ficou nas vendas do Interior, registrando queda de 8,82%na comparação set/out. A compensação para os índices positivos do Estado veio com o percentual da Grande SP, que inclui as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Guarulhos e Osasco. Lá as vendas apresentaram 32,57% no período estudado.

As vendas estaduais tiveram pagamento à vista em metade dos negócios realizados (50,48%). O restante foi distribuído em financiamentos de bancos públicos e privados (47,42%) e diretamente com os proprietários (2,10%). Não houve registros de vendas feitas por consórcio em outubro.

As casas e apartamentos localizados nas áreas mais nobres das cidades pesquisadas tiveram desconto de até 9,38% nos preços inicialmente pedidos pelos proprietários. Nas periferias, também houve descontos de até 8,46% e de 7,51% para os imóveis nos bairros mais centrais. Os imóveis mais vendidos em outubro (57,14%) estavam na faixa de preço de até R$ 400 mil.