Avaliação imobiliária: saber fazer também valoriza o profissional

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 10/10/2020


Qual é a importância da avaliação na transação imobiliária? Quando se trata do imóvel como investimento, é certo que avaliá-lo corretamente pode amparar a negociação, determinando se a aquisição trará lucro ou prejuízos ao investidor.

A elaboração do Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) é de suma importância para determinar o real valor de mercado da propriedade, analisando-a dentro dos padrões e normas técnicas definidas pelo Cofeci, e relatando, ainda, seu entorno, com os fatores determinantes para sua valorização ou depreciação.

Ao se especializar nas questões avaliativas, o corretor de imóveis assume uma das principais funções de sua atividade, já que é das avaliações que surgem critérios para se estipular, também, os valores de locação, dando ao mercado a dinâmica e a liquidez esperadas.

O PTAM fornece a expressão monetária de um bem público ou privado para uma finalidade e situação específicas, em um determinado período. E quando se trata de um órgão público, por exemplo, é frequente a utilização do PTAM para uso em processos judiciais nos quais o imóvel esteja envolvido, ou para a renovação de contratos de locação, revisão de valores para indenização ou mesmo para a determinação do valor efetivo do patrimônio imobiliário público.

Tendo isso em vista, é primordial que esse parecer técnico seja elaborado com o devido critério, por corretores de imóveis especializados e gabaritados para dar ainda mais transparência às ações da administração pública. Por essa razão, o CRECISP optou por criar, há alguns anos, o Grupo de Avaliadores Imobiliários, formado por profissionais compromissados com o desenvolvimento desse trabalho a instituições como o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional do Trabalho, a Universidade de São Paulo e tantos outros órgãos e prefeituras municipais que assinaram o convênio de avaliações com o Conselho.

Hoje, mais de 900 corretores integram esse grupo e se esforçam na elaboração de relatórios completos que irão atender as principais demandas dessas entidades. Ao final de cada trabalho, os avaliadores recebem uma certidão da instituição solicitante, atestando a avaliação realizada e destacando essa capacidade técnica no histórico desse profissional.

Na última semana, o CRECISP proporcionou esse reconhecimento a um grupo de 26 corretores avaliadores, entregando, virtualmente, seus certificados, em solenidade conduzida pelo presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto.

Viana agradeceu pela disponibilidade dos profissionais, na elaboração dos PTAMs para o Conselho Regional de Medicina de SP, Secretaria de Finanças de Itu, Secretaria de Patrimônio Imobiliário do Estado de SP, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Universidade de São Paulo, Ministério Público e prefeituras das cidades de Ilha Comprida, Araçariguama, Guarulhos e Itapevi.

“Esse certificado que vocês estão recebendo, além de um agradecimento, expressa a qualidade do trabalho executado e traz um diferencial importante aos seus currículos”, afirmou o presidente.