Live do CRECISP destaca a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 26/09/2020

A busca por igualdade de direitos, a importância da inclusão profissional e social e um espaço cada vez mais justo a todos. Esses são alguns dos propósitos promovidos pela Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi celebrada por diversas instituições, empresas e órgãos públicos.

O dia 21 de setembro, especificamente, marca a data anual, e coincide com o início da Primavera - estação que representa o renascer e a diversidade das plantas – como símbolo da renovação das reivindicações em prol da cidadania.

Para abordar esse assunto, trazendo aos corretores de imóveis uma experiência de sucesso, o CRECISP organizou uma live com o fundador do Instituto Olga Kos, Wolf Kos, na última sexta-feira, transmitida ao vivo pelas redes sociais do Conselho.

Wolf é corretor de imóveis e, em 2007, fundou o Instituto ao lado de sua esposa, Olga Kos, com o intuito de desenvolver projetos artísticos e esportivos aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.

Ao longo dos anos, a entidade foi ampliando sua área de atuação e, atualmente, conta também com projetos destinados a pessoas sem deficiência, mas que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Os trabalhos desenvolvidos pelo IOK incluem o incentivo à prática esportiva, o estímulo ao desenvolvimento motor e a melhoria na qualidade de vida. E nas oficinas de arte, são incentivados os projetos culturais e artísticos pelo exercício e expressão dos participantes.

A trajetória do IOK se cruzou com a do CRECISP em 2007, quando as duas entidades implementaram um processo seletivo inédito, para a contratação de funcionários portadores de deficiências intelectuais. A seleção foi desenvolvida especificamente pelo Olga Kos para esse público e culminou com a admissão de dois jovens colaboradores pelo Conselho.

“A inclusão foi muito feliz. Tanto que os contratados permanecem no CRECISP até hoje. Foi um exemplo de que o processo inclusivo depende de boas iniciativas e do empenho das empresas em acolher esses profissionais”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.

Por estar voltado à sensibilização da sociedade pela causa, o IOK aproveitou a semana para a promoção de uma série de ações informativas, culturais e esportivas. E para isso, as redes sociais foram as grandes aliadas, pela impossibilidade de realização de eventos presenciais.

Houve práticas de artes marciais online, um fórum para a discussão da autonomia da pessoa com deficiência e até a proposta para a realização de uma corrida dentro da própria casa, academia, bairro ou parque.

Para os dirigentes do Olga Kos, essa data é mais uma oportunidade para destacar as reivindicações dos direitos das pessoas com deficiência, buscando a ultrapassagem das barreiras e uma inclusão cada vez maior.

A live transmitida pelo CRECISP pode ser assistida pela TV CRECI.