Corretores de Marília se unem para doar sangue

Mobilização atendeu o Hemocentro da cidade




Em todo o Estado de SP, a situação é preocupante para os estoques dos Bancos de Sangue, cujo déficit operacional, em alguns casos, já ultrapassa 50% de sua capacidade. Em contrapartida, enfrentando uma pandemia, os hospitais e clínicas correm o risco de ficarem totalmente desabastecidos e têm feito campanhas constantes para suprir essa demanda crescente.

Na última semana, esse apelo à população foi ouvido pelos corretores de imóveis de Marília. O delegado regional do CRECISP, Hederaldo Joel Benetti, conta que, após uma reunião com o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, os profissionais decidiram realizar uma mobilização para atender a necessidade dos bancos de sangue da região.

Dezenove pessoas participaram da ação solidária, entre corretores de imóveis e funcionários de imobiliárias. Os profissionais Patrícia Brandão Simões Benetti, Marilza Sales, Helton Marcatto, Renato Giao Bortolotti, Alexandre Costa e Gerson Maldonado Caliman, além do delegado Hederaldo, se engajaram nessa bela atitude de salvar vidas.

As doações foram destinadas ao Hemocentro de Marília que, por diversas vezes, já havia recebido a contribuição voluntária dos corretores de imóveis da região. Os participantes ficaram muito satisfeitos com a campanha, especialmente em um momento de tanta necessidade, com bancos de sangue sem estoque e uma grande parcela da população afetada pela pandemia do Covid-19.

Junho Vermelho

Todos os anos, a sociedade se mobiliza para a campanha Junho Vermelho, que incentiva a importância desse gesto de doar sangue. Mas nesse ano, em especial, as pessoas estão apreensivas em sair de casa por conta de uma possível contaminação. Por essa razão, é preciso esclarecer que todas as medidas de segurança são tomadas para garantir uma doação tranquila e sem riscos.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

Consultar a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).