Corretores Avaliadores recebem reconhecimento pelo trabalho prestado

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 11/01/2020


Cerca de 200 profissionais peritos em avaliação participaram de uma solenidade organizada pelo CRECISP, no último dia 10, na sede da Fatec, em São Paulo.

O intuito da cerimônia foi entregar uma certificação a cada um desses corretores que fazem parte do Grupo de Peritos Avaliadores Mercadológicos do Conselho, em reconhecimento pelas avaliações elaboradas para órgãos públicos conveniados. Atestaram tais trabalhos as prefeituras de Itapevi, Araçariguama, Ilha Comprida e Barueri, o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Universidade de São Paulo, os Conselhos Regionais de Medicina e Medicina Veterinária, o Ministério Público de SP e o Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado de SP.

O Grupo de Corretores Peritos Avaliadores surgiu em 2016 e, desde então, vem ganhando um número significativo de participantes em todo o Estado. Sempre que há uma solicitação de algum conveniado ao CRECISP, eles elaboram PTAMs para determinar o valor de mercado do patrimônio imobiliário público. Ao final do trabalho, recebem um atestado do solicitante, a exemplo do que aconteceu nesse evento.

Em 2017, 178 pareceres técnicos foram solicitados para o grupo; em 2018, 367; e em 2019, 478 novas avaliações, um crescimento de 30,24% no número de trabalhos executados.

“A tendência é de que esse grupo cresça ainda mais neste ano, considerando a visibilidade que a categoria vem conquistando com a elaboração desses pareceres de avaliação”, explicou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.

Atualmente, cerca de 1.300 profissionais realizam essa atividade voluntariamente e, em março deste ano, novas nomeações serão entregues, ampliando as ações do grupo.