CRECISP apóia campanha do Ministério Público Federal

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 13/07/2019

Na última semana, o procurador da República Pedro Antonio de Oliveira Machado, conversou com o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, buscando apoio dos Conselhos de Fiscalização Profissional à campanha para divulgação da Lei do Minuto Seguinte (12.845/2013).

A intenção do Ministério Público Federal é informar a sociedade sobre os direitos garantidos pela legislação às vítimas de violência sexual, que incluem amparo médico, psicológico e social, e a administração de medicamentos contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

O CRECISP já divulga o material publicitário dessa campanha em seu site e redes sociais e o objetivo, agora, é estender essa divulgação às demais entidades que compõem o Fórum dos Conselhos, do qual Viana também é presidente. “Estamos procurando um apoio de diversas instituições, pois esse é um tema muito preocupante. Em 2017, o Brasil teve 60 mil estupros o que equivale a 1 estupro a cada 9 minutos”, afirmou o procurador. “Envolver a sociedade é fundamental porque ela tem condições de fazer com que esse serviço de acolhimento às vítimas funcione efetivamente. E os Conselhos têm um papel importante por ter uma capilaridade muito grande no Brasil.”