Blitz flagra 36 pseudocorretores em megaempreendimento na Capital

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 08/06/2019


Após receber denúncia, uma blitz planejada pelo CRECISP flagrou 36 pessoas exercendo irregularmente a profissão de corretor de imóveis, em um plantão de vendas de um megaempreendimento residencial, no bairro do Cambuci, em São Paulo. Os agentes de fiscalização do Conselho tiveram o apoio da Polícia Militar e, ao chegarem ao local, verificaram a presença de cerca de 60 pessoas prontas para atender os clientes. A quantidade chamou a atenção dos fiscais que constataram que praticamente a metade do grupo era de pseudocorretores

Segundo o artigo 2º da Lei 6.530/78, a prática da profissão de forma irregular constitui contravenção penal, que pode ser configurada até por anúncios de imóveis em jornais. Esse plantão, em especial, a fiscalização do CRECISP já havia visitado em outra ocasião mas, dessa vez, houve tentativa de fuga de pseudocorretor, impedida pela ação da Polícia Militar.

“Há sempre uma correria geral quando realizamos a abordagem aqui. Essa foi uma operação difícil, porque algumas pessoas tentaram tumultuar o nosso trabalho”, afirmou Douglas Signorelli, coordenador da fiscalização. “Se não houvesse a blitz, o número de pseudocorretores seria bem maior e, consequentemente, lesaria a sociedade, porque eles não são habilitados para essa atividade”, destacou o agente do CRECISP.