Vendas sobem em fevereiro

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 13/04/2019

Mais de 26% foi o índice de crescimento no mercado de venda de imóveis usados no Estado de São Paulo na comparação entre fevereiro e janeiro de 2019. O registro foi feito pela Pesquisa CRECISP na última semana e faz frente aos 28,03% negativos apresentados em janeiro em relação a dezembro.
Esse aumento de 26,8% nas vendas impactou os preços do metro quadrado desse tipo de propriedade. Houve alta de 9,94% em fevereiro comparado a janeiro.
E do total de unidades vendidas, 50% se enquadraram nas faixas de até R$ 7 mil o metro quadrado. Os financiamentos concedidos por bancos foram responsáveis por pouco mais de 1/3 das vendas (35,06%) feitas pelas 270 imobiliárias consultadas. A maioria das casas e apartamentos foi vendida à vista, modalidade presente em 61,04% dos contratos. A pesquisa CRECISP também registrou 2,6% de vendas feitas com pagamento parcelado pelos proprietários dos imóveis e 1,3% por cartas de crédito de consórcios imobiliários.
Entre os financiamentos bancários, a participação da Caixa Econômica Federal (CEF) com 16,88% foi superada pela dos demais bancos, com 18,18%, resultado que levou o presidente do CRECISP a defender uma revisão urgente da política que vem sendo adotada pelo banco estatal. “Os resultados da CAIXA de 2018 demonstram um lucro líquido de R$ 10,4 bilhões, sinal de que tem saúde financeira para aplicar mais recursos no financiamento de imóveis e assim cumprir melhor sua destinação e propósito”, afirma Viana Neto.