Lavagem de dinheiro no mercado imobiliário: CRECISP alerta corretores

Artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 15/03/2019

Diariamente, os principais veículos de comunicação trazem novidades sobre políticos, empresários, executivos e agentes públicos envolvidos em situações que sugerem o uso do dinheiro público de forma suspeita, envolvendo, especialmente a aquisição de imóveis para a lavagem desse capital.

O mercado imobiliário é um atraente destino de parte dos recursos de agentes que utilizam as transações imobiliárias para reentrada do dinheiro fruto de práticas ilícitas na economia.

Por esse motivo, é fundamental que aqueles que atuam nesse segmento – em especial os corretores de imóveis – estejam em alerta e comuniquem todas as transações suspeitas ao COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

Para tratar desse assunto e orientar os profissionais, o CRECISP está realizando reuniões de trabalho com membros de Comissões e representantes do Conselho em todo o Estado. Na última semana, o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, visitou as cidades de Franca, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto e São Carlos para dar início a esse ciclo de eventos.

Viana comandou os trabalhos e apontou as principais ações disponibilizadas aos corretores, além de comentar o que o Conselho vem realizando nos últimos meses. O presidente também falou sobre o novo convênio com o Sesi-SP, as avaliações elaboradas a tribunais e prefeituras, que têm proporcionado grande prestígio à categoria, e a parceria com o Centro Paula Souza, no desenvolvimento de um curso de TTI via EaD.

Nas próximas semanas, Viana estará completando o roteiro de delegacias do Estado, apresentando essas novidades a todos os corretores. "Tenho certeza de que 2019 será um ano muito promissor e de consolidação de resultados a nossa categoria."