Palestrante fala sobre gestão de contratos

O evento aconteceu na Quarta Nobre


No dia 12 de dezembro, a advogada Vanessa Maiorano esteve na Quarta Nobre e destacou a questão da gestão dos contratos mais utilizados nos condomínios, tais como: prestação de serviços de jardinagem, manutenção de elevador, entre outros. Também abordou o acompanhamento de sua vigência e reajuste, de forma a precaver o condomínio dos prazos junto a seus prestadores.

Para Vanessa, a gestão de contratos tanto para área imobiliária, como em outros segmentos, se resume a um conjunto de técnicas, processos, procedimentos e controles de administração, envolvidos nas diversas etapas da contratação, principalmente na proposta negocial, isso no caso dos corretores de imóveis com o cliente.

Além também da apresentação da proposta, a minuta, a discussão das cláusulas de vigência, do reajuste de valor, isso tudo, normalmente, está composto no contrato de compra e venda ou, às vezes, também no de locação, envolvendo, inclusive, vários tipos de documentos.

“O importante é se atentar às cautelas, na formalização dos contratos. Sempre é bom se precaver, incluindo a assinatura de testemunhas. Às vezes, o profissional se depara com algum documento que não possui nenhum tipo de registro, aí é necessário brigar, judicialmente e, muitas vezes, não se consegue realizar a execução. ”

“Por isso, na gestão, é importante o acompanhamento do contrato. É pertinente ter uma pessoa para cuidar desta questão, em algumas situações, ter até mesmo, uma administradora na imobiliária ou um  departamento jurídico. Um contrato pode vencer, pois tem uma cláusula para renovar o prazo da vigência e se não acompanharmos, pode surgir um problema.”

De acordo com a palestrante, normalmente existe uma pessoa responsável, que cuida  dessa parte de gestão e tem um parâmetro do que é necessário. “No condomínio, por exemplo, existe um contrato de segurança, de manutenção de elevadores, jardinagem, dentre outros.  Portanto, é necessário ter uma noção clara destes volumes e buscar informações pertinentes para efetivar a documentação.”