Conselho alerta para golpe da fiança

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 10/11/2018

Há alguns anos, o CRECISP tomou a iniciativa de divulgar um golpe que vinha sendo aplicado no mercado imobiliário, como forma de alertar corretores de imóveis e a população, evitando prejuízos e problemas.

Na época, não eram raros os casos de fianças irregulares em contratos de locação, quando pretensos inquilinos utilizavam indevidamente o nome de pessoas como fiadores, sem a sua anuência ou mesmo conhecimento, comprometendo a garantia do proprietário em receber seus créditos em situações de inadimplência.

A atitude do Conselho foi a de criar um espaço em seu site para informar sobre o uso indevido do nome dessas pessoas nos contratos de aluguel, por meio de documentos que, em geral, haviam sido furtados ou perdidos.

A providência teve uma boa repercussão e acabou por inibir a prática desse expediente no segmento de locações. Mas sempre que o CRECISP é informado de que houve uma tentativa de golpe da fiança, busca a disponibilização dessa informação de imediato, para que, tanto a vítima da fraude quanto os corretores e a sociedade não sejam enganados por estelionatários e pessoas de má-fé.

Foi o que aconteceu recentemente, quando o Conselho recebeu denúncia de uma imobiliária que havia feito uma intermediação de locação, cujos fiadores apresentados pelo inquilino não tinham firmado tal contrato e sequer conheciam o locatário. Segundo o dono da imobiliária, a princípio, toda a documentação apresentada parecia regular, mas os problemas surgiram já no primeiro aluguel, quando não foi efetivado o pagamento.

Após diversas cobranças infrutíferas, foi distribuída uma ação de despejo contra o inquilino, buscando o recebimento da locação por meio dos fiadores apresentados. Estes, no entanto, procuraram a imobiliária para informar que desconheciam a pessoa que havia alugado o imóvel, e que era falso o reconhecimento da firma encontrado no contrato.

A imobiliária registrou, então, ocorrência em uma delegacia por crime contra o patrimônio e encaminhou a informação ao CRECISP para ampla divulgação.

“É preciso muita atenção e a checagem de certidões e documentos, para que não haja mais espaço para esse tipo de fraude em nosso mercado”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto. 

O CRECISP aconselha que se faça, também, uma consulta na listagem disponível em seu site, pelo link: https://www.crecisp.gov.br/cidadao/golpedefianca verificando se os fiadores sugeridos não constam como vítimas de golpes em contratos de locação.