Gestão do CRECISP tem avaliação positiva pelo TCU

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 06/10/2018

Recentemente, o CRECISP recebeu notificação do Tribunal de Contas da União, relacionada à auditoria feita pelo TCU, avaliando os controles internos instalados pelos Conselhos de Fiscalização Profissional, e seu funcionamento de forma eficaz, contínua e coerente.

A análise feita pelo Tribunal checou a estrutura organizacional de vários Conselhos, suas práticas de governança, políticas de recursos humanos, assim como a integridade e os valores éticos dessas instituições.

Ao CRECISP, o TCU questionou a implantação de um planejamento estratégico, a instalação de uma unidade de auditoria interna e de procedimentos voltados ao gerenciamento de funcionários, visando sua capacitação e melhor desempenho de suas funções.

Os resultados dessa avaliação foram motivo de grande satisfação à Diretoria do Conselho e a todas as equipes envolvidas na administração. O relatório apresentado pelo CRECISP atendeu a todas as recomendações contidas no Acórdão do TCU, seja no que tange à criação de uma auditoria interna, à elaboração de um Código de Ética para funcionários e colaboradores e ao estabelecimento de normas e procedimentos para o público e funcionários. Além disso, a entidade também apresentou ao TCU o Portal da Transparência em seu site, que estabelece uma linha direta de comunicação com a sociedade, permitindo o acesso a dados, medidas e demais informações acerca de sua gestão administrativa.

O Tribunal considerou que os Conselhos auditados envidaram sérios esforços na implementação de medidas para corrigir possíveis deficiências, atendendo, dessa forma, a todas as recomendações propostas. Diante desse cenário, o TCU julgou por bem arquivar o processo, dando ciência a todos os Conselhos avaliados.