Pesquisa do CRECISP registra aumento em vendas e locações

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 29/09/2018

Os mercados de venda e locação de imóveis usados residenciais no Estado de São Paulo não foram afetados pelas férias de julho, a contrário do que se espera para um mês em que muitas famílias, tradicionalmente, se dedicam mais ao lazer do que aos negócios. As vendas cresceram 9,46% e a locação de casas e apartamentos aumentou 5,71% na comparação com junho segundo pesquisa feita com 967 imobiliárias de 37 cidades pelo CRECISP.
É o terceiro mês seguido que a pesquisa do Conselho registra crescimento de vendas no Estado, acumulando alta de 27,81% desde janeiro. No mercado de locação residencial, a alta de julho encerrou três meses seguidos de queda no número de unidades alugadas e fez com que os primeiros sete meses do ano registrassem saldo positivo de 8,03%.
O índice Crecisp, que mede o comportamento dos aluguéis novos e dos preços de imóveis usados negociados pelas imobiliárias pesquisadas nessas 37 cidades, registrou em julho queda de 2,21%, retração essa que chegou a 7,64% nos sete meses decorridos desde janeiro.
A pesquisa mostrou que as vendas foram maiores em três das quatro regiões que compõem o levantamento – na Capital (+ 38,52%), no Interior (+ 20,43%) e no Litoral (+ 28,64%). No Grande ABC, Diadema, Guarulhos e Osasco, as vendas caíram 39,87% de junho para julho.
O volume de locações foi maior do que em junho no Interior (+ 24,58%) e no Litoral (+ 0,5%). Houve queda de 6,98% na Capital e de 4,9% nas cidades do A, B, C, D, Guarulhos e Osasco.