Palestrante fala sobre o desenvolvimento tecnológico

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 12 de setembro, o corretor de imóveis, Carlos José Berzoti, discorreu aos participantes da Quarta Nobre sobre a questão do desenvolvimento tecnológico e a visão futurista sobre o mercado imobiliário, além da transparência do setor, da integração e viabilização dos dados internacionais de imóveis disponíveis.

Berzoti ressaltou que, há 30 anos, administra condomínios e realiza intermediações, sendo que o corretor de imóveis e os empresários do mercado imobiliário terão que se acostumar a esses termos e mudanças no segmento.

“Atualmente, intermediamos imóveis no Portal Imobiliário e, daqui para frente, como vai ser?  Vamos continuar com os portais? Atuo no setor, com muito orgulho, e hoje existem tecnologias e serviços integrados que todos devem conhecer.”

Para Berzoti, é fundamental que todas as partes da negociação superem os riscos de confiabilidade das informações. O vendedor do imóvel não pode mentir, por exemplo, se tiver restrições nos documentos, pois isso é uma questão de segurança jurídica. Já os corretores, na visão do palestrante, também devem prezar pela transparência, fornecendo todas as informações aos envolvidos.

Berzoti enfatizou que é importante lidar com todas estas dificuldades, pois são desafios diários. Ressaltando, ainda, a questão da inteligência artificial, exemplificado com o Uber que transformou o transporte. 

“O banco, muitas vezes, demora uns 20 dias para elaborar um contrato. Nos dias de hoje, essa situação se tornou incompatível. Atualmente, existe a assinatura digital, e temos que aprender a lidar com isso. Se você resistir vai ficar para trás. A desburocratização, a conexão com o mundo imobiliário e as vendas internacionais nunca foram tão altas!”

E completou: “Se formos negociar um imóvel, temos que tê-lo em um banco de dados único, essa é a realidade virtual. Temos condição de utilizarmos, da melhor maneira, o marketing digital, o Facebook, o Instagram e o Whatsapp. Os registradores já estão trabalhando para armazenar todos os documentos em um blockchain, contribuindo, assim, para a segurança, pois os computadores podem ser invadidos.”