Palestrante fala sobre planejamento sucessório e proteção patrimonial

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 5 de setembro, o advogado Marcelo Fonseca esteve na Quarta Nobre e falou aos corretores de imóveis sobre os aspectos do Planejamento Tributário Imobiliário, incluindo a proteção de bens para sucessão e menor incidência de tributos.

O palestrante explicou que devido aos corretores lidarem com situações que envolvem patrimônio e heranças, precisam analisa-las cuidadosamente para que possam oferecer a seus clientes um planejamento sucessório eficiente, com o intuito de economizar dinheiro.

“Isso é importante até mesmo para pagar menos, no caso de inventário. Além da morosidade do judiciário, existem as questões de avaliação, em situações de venda, então, por conta disso,  até as próprias pessoas físicas que têm diversos imóveis  e os estão administrando, podem pagar alíquotas bastante altas.”

 Fonseca destacou que, muitas vezes, pode ocorrer algum crime tributário, uma sonegação de impostos e, futuramente, o cliente receber uma autuação fiscal, com multas e correções monetárias. Portanto, é fundamental o trabalho do intermediador para orientar esse cliente.

“Para a propriedade ficar mais protegida é necessário fazer uma blindagem patrimonial, pois existem também algumas possibilidades de perda do bem em uma ação judicial, quando há, por exemplo, algum problema trabalhista.”

O palestrante também destacou a importância de um atendimento completo para a fidelização do cliente.

“Quando o cliente é bem atendido pelo corretor de imóveis, ele fica mais feliz, rentabiliza mais e adquire um outro imóvel ou aluga com o mesmo profissional, formando, assim, um vínculo de amizade. Tenho o CRECI, sou casado com uma corretora de imóveis e advogo para algumas imobiliárias. As pessoas gostam, sim, de clareza e transparência no atendimento, formando uma fidelidade.”