Vendas e locações caem, mas saldo anual é positivo

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 24/11/2017

Pelo segundo mês seguido em 2017, as vendas e as locações de imóveis usados registraram queda no Estado de São Paulo. Em setembro, segundo a pesquisa CRECISP, o recuo nas vendas foi de 0,56% em relação a agosto, quando a queda havia sido de 10,92% sobre julho. Na locação, a retração foi de 6,34% em setembro sobre agosto, que havia encolhido 2,86% em comparação com julho.

Apesar do desempenho negativo registrado em agosto e setembro pelas pesquisas do CRECISP, os dois mercados apresentam saldo positivo no acumulado do ano. De janeiro a setembro, o volume nas vendas de imóveis usados está positivo em 16,61% e o de locação residencial, em 17,3%.

“Os mercados resistem, mas em estado de anemia, sem elementos de suporte a uma retomada consistente e sustentável de crescimento que os leve de volta à situação de antes da recessão, em 2013”, avalia José Augusto Viana Neto, presidente do CRECISP. 

Segundo Viana, há uma concentração no crescimento de venda de imóveis cujo valor final não ultrapasse R$ 300 mil. Quanto  à locação, os inquilinos também se limitam aos alugueis mensais de até R$ 1mil. “Percebo que esse crescimento tanto das vendas quanto da locação entre um mês e outro se dá nesses dois grupos de imóveis, e tem um pé sempre manco porque é carente de crédito.”