Inteligência Artificial e o mercado imobiliário foram temas de evento

A palestra ocorreu na Quarta Nobre


No dia 24 de setembro, o especialista em gestão de negócios Adriano Abner participou da Quarta Nobre do CRECISP e ministrou palestra online sobre o tema “Inteligência Artificial: Sua Nova Aliada na Conquista e Fidelização de Clientes”.

Durante a apresentação, foram mostrados recursos de Inteligência Artificial aplicados à captação, atendimento e relacionamento com clientes, com foco no setor imobiliário. Abner explicou sua trajetória de participação em eventos do Conselho.
“Eu já venho há um tempo compartilhando conteúdos com o CRECISP. Desde 2019 eu tenho alguma fala. É um prazer estar de volta e, não fugindo do padrão, sempre que sou convidado para ter uma conversa aqui no CRECISP, busco passar aquilo que estou usando no meu dia a dia”, afirmou.

Ele relembrou temas abordados em outras oportunidades.
“Há dois anos, quando participei do Quarta Nobre presencial, falei sobre autossabotagem na negociação. No ano passado, no CRECI Esclarece, trabalhei a negociação e falei sobre comunicar com medo. Desta vez, o que eu posso compartilhar com os corretores de imóveis é algo que estou usando muito no último ano: como fazer uso da inteligência artificial, porque não tem como fugir dela.”

Segundo o palestrante, o objetivo foi mostrar aplicações práticas.
“A ideia não é falar sobre o que é inteligência artificial ou como ela funciona. A ideia é falar das facilidades que ela promove para os corretores de imóveis, de como vocês podem sair daqui e já começar a utilizar no trabalho de forma prática.”

Abner destacou a necessidade de domínio da ferramenta. Entre os pontos apresentados, ele citou a otimização do tempo e a personalização no atendimento.
“Corretores de imóveis trabalham lidando com muitos clientes. Chega uma hora que a criatividade fica limitada e o tempo escasso. Aí entra o papel da IA, que ajuda a continuar sendo produtivo. Cada cliente é diferente, e existe uma necessidade de personalização muito grande. A ferramenta vem para dar continuidade naquilo que, muitas vezes, se torna uma dificuldade.”

Na palestra, foram apresentados exemplos de assistentes de IA.
“Existem inúmeros assistentes, como o Copilot, o ChatGPT e o Meta AI. O ChatGPT é o que todo mundo pensa quando se fala em inteligência artificial. O Copilot é o que utilizo no meu trabalho, porque funciona como um copiloto mesmo. O Meta AI, que está no WhatsApp, é mais limitado, mas pode facilitar o atendimento no contato direto com clientes.”

Por fim, Abner ressaltou a importância de compreender a linguagem adequada para obter melhores resultados. “Esses assistentes de Inteligência Artificial têm uma linguagem própria. Se eu colocar da minha maneira, eles podem trazer resultados, mas quando usamos a linguagem adequada, chamada Prompt, os resultados são otimizados.”