Planejamento estratégico é tema de palestra  no CRECISP

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 6 de agosto, o especialista em Gestão de Negócios Ruy Barros ministrou palestra online durante a Quarta Nobre do CRECISP. O tema abordado foi Planejamento Estratégico: Ferramentas SWOT e 5W2H, com foco na aplicação prática dessas metodologias na gestão de empresas e negócios, especialmente no setor imobiliário.

Durante a apresentação, Barros explicou que a Análise SWOT permite uma compreensão ampla dos fatores internos e externos que impactam uma organização, enquanto o método 5W2H serve para detalhar ações, atribuir responsabilidades e garantir clareza nos processos. Segundo ele, “planejar, executar e agir, esse é o conhecimento de toda a forma estratégica”.

O palestrante destacou que o planejamento não é apenas uma ideia, mas sim um processo estruturado que visa alcançar um futuro desejado de maneira eficiente. “Planejamento é um processo, considerando o alcance de uma situação, de um futuro desejado, e um modo mais eficiente, eficaz e efetivo”, afirmou.

Barros também apresentou o conceito de planejamento estratégico como uma forma de tomar decisões com base em informações transformadas em conhecimento. “A informação por si só não é nada. Preciso transformar essa informação em conhecimento para me ajudar em uma tomada de decisão”, explicou.

Durante a palestra, o especialista utilizou a metáfora de uma pirâmide de decisões para ilustrar os níveis de planejamento dentro de uma organização. No topo, está a diretoria, que define os rumos da empresa em longo prazo. No nível intermediário, o tático, estão os gerentes que operacionalizam a estratégia. Na base, encontra-se o nível operacional, responsável pela execução prática das decisões.

Ruy Barros também citou a frase de Eliezer Arantes Costa: “Se não planejarmos o nosso futuro, outros o farão por nós”, para reforçar a importância de um posicionamento estratégico consciente. Ele concluiu a palestra observando que pensar estrategicamente pode ser um diferencial para obter resultados mais sólidos: “Pensar de forma estratégica é o grande diferencial competitivo para obter o sucesso de uma forma mais sólida e mais rápida.”