Palestrante fala sobre os aspectos jurídicos e a intermediação


No dia 13 de março, o advogado e administrador Luiz Antonio Scavone Junior esteve presente na Quarta Nobre do CRECISP e falou sobre o tema: Entendendo a análise jurídica na aquisição de imóveis: os aspectos legais que influenciam o negócio.

A aquisição de imóveis passa por análise jurídica dos documentos, das escrituras, registros e da situação dos proprietários do imóvel. Durante o evento, o palestrante explicou aos corretores de imóveis o motivo de cada documento solicitado e os aspectos jurídicos que os advogados analisam nessa documentação que impedem ou que não impedem a venda.

Scavone ressaltou que, recentemente, as coisas mudaram e que vivemos em um período de absoluta insegurança jurídica, e existem situações em que estamos nos divorciando das leis, das regras e não sabemos o jogo que estamos praticando. “O Brasil está assim juridicamente", comentou.

“A insegurança jurídica atrapalha seu negócio. O dinheiro não circula, o emprego não é gerado, e é muito ruim para todo mundo. Isso sem falar na intermediação do imóvel, pois há situações que podem envolver uma construtora que, por sua vez, pode proporcionar vários empregos.”

De acordo com o professor, existe também a questão das documentações, que são fundamentais para realizar uma intermediação imobiliária segura. “A matrícula, por exemplo, é o documento que vai mostrar uma série de informações. É neste momento que percebemos se é possível  prosseguir ou parar com a negociação e é o que vai transmitir o Direito à Propriedade.”