Fiscalização divulga balanço das ações de novembro

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 09/12/2023

O principal objetivo do CRECISP é regulamentar e disciplinar a atividade do corretor de imóveis, o que promove, sem dúvida, segurança e tranquilidade às transações imobiliárias.

E essa filosofia de trabalho tem sido reiterada por meio das ações organizadas pelo Departamento de Fiscalização do Conselho junto a seus analistas de conformidade que buscam, a cada diligência, orientar os inscritos, prevenindo-os de possíveis falhas de conduta.

Ao longo de 2023, a equipe de analistas tem intensificado suas blitzes e visitas, ampliando também sua área de atuação para atender a solicitações de outros órgãos públicos, evitando a comercialização de unidades habitacionais de programas sociais e de lotes em locais de proteção ambiental.

Sempre com vistas a beneficiar a sociedade, a fiscalização do CRECISP emitiu, apenas em novembro, 12.877 autos de constatação em 5.109 diligências realizadas. Foram 101 cidades visitadas nesse período, 382 plantões e 1.367 autos de infração lavrados. E desse total, 174 pessoas foram autuadas pelo exercício ilegal da profissão.

Os analistas também atenderam a 893 solicitações de fiscalização encaminhadas ao Conselho via site, além das 1.920 operações de rotina já previstas. O grupo participou, ainda, de uma ação conjunta com a Polícia Militar Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente, Cetesb, Crea e prefeitura de Suzano, checando a comercialização de loteamentos clandestinos na região do Alto Tietê. Em 2023, outras 29 ações desse Grupo de Fiscalização Integrada já contaram com a participação do CRECISP, somadas a 4 blitzes em conjuntos habitacionais de programas sociais.

“Queremos proporcionar tranquilidade aos que desejam negociar seus imóveis, contribuindo para que não haja golpes, evitando a ação de estelionatários e falsos profissionais que só causam prejuízos e acabam maculando a imagem dos bons corretores de imóveis que, felizmente, são a maioria em nosso Estado”, explicou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.