Secretário apresenta revisão de zoneamento da Capital

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 25/11/2023


O CRECISP convidou o secretário-adjunto da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo, José Armênio de Brito Cruz, para apresentar, na sede do Conselho, as atualizações que estão sendo propostas à Lei de Zoneamento da Capital.

O objetivo foi esclarecer os corretores a respeito das possíveis mudanças que serão implantadas na cidade, a partir da aprovação dessa proposta pela Câmara Municipal.

Segundo Cruz, o projeto já passou por 56 audiências ao longo de diversos meses e está disponível para conhecimento público no site Gestão Urbana, da prefeitura. Na pauta, estão diretrizes para um novo adensamento na Capital, que possa privilegiar as residências vizinhas ao transporte público. “Novas centralidades precisam ser determinadas em São Paulo para aproximar a moradia do emprego e aumentar as oportunidades de vida na cidade. No Centro, por exemplo, temos um índice de emprego de 2,7 por pessoa, ou seja, sobra emprego e faltam pessoas para morar na região.”

O secretário também ressaltou que a intenção da prefeitura é adensar, em um primeiro momento, os chamados “eixos”, que são vias por onde passam ônibus e metrô. “Ir a pé para o trabalho é qualidade de vida para a população. Se você leva 3 horas para ir trabalhar, você está morando ou trabalhando no lugar errado”, ponderou Cruz.

A apresentação do secretário foi acompanhada pelos conselheiros Arthur Boiajian, Rosangela Martinelli Campagnolo, Ben-Hur Paes da Silva Junior, Rosa Maria Eiras, Ana Maria Faleiros Diniz, José Renato dos Santos e pelo subdelegado seccional sul, Antonio Benedito Leite da Silva Souza e 38 funcionários em condição de chefia.

O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, comandou os trabalhos e acentuou a importância do assunto. “É fundamental que o corretor conheça a legislação específica da cidade em que atua. Vamos sugerir, pela complexidade do assunto, que o Conselho desenvolva um curso, junto com a prefeitura, para que os profissionais do mercado imobiliário possam se manter atualizados, evitando problemas na intermediação dos imóveis.”