CRECISP participa de evento sobre criptoativos no TCMSP

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 18/11/2023

Imagem: TCMSP


Na última semana, o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, esteve presente na solenidade de assinatura de um convênio entre o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e o Instituto Nacional de Estudos sobre Criptoativos (Inecripto), para viabilizar estudos sobre o uso desta tecnologia na administração pública da cidade.

O evento “Olhar sobre os Criptoativos – Legislação e Gestão Pública” buscou trazer informações importantes sobre o uso dessa tecnologia que, atualmente, representa R$ 30 bilhões em movimentações financeiras diárias, segundo afirmou o presidente do TCMSP, Eduardo Tuma.

Para o presidente do Inecripto, Flávio D’Urso, essa parceria vai impactar de forma positiva na vida da cidade, ao fornecer um suporte de conhecimentos essencial sobre um assunto que ainda é complexo para muitos.

Para Viana, o uso dessa ferramenta, certamente, poderá proporcionar um controle mais efetivo da corrupção, à medida em que se pode identificar onde e de que forma o dinheiro está sendo empregado. “No mercado imobiliário, infelizmente, a prática de lavagem de dinheiro ainda é um expediente comum. Além da comunicação obrigatória ao COAF de atividades suspeitas, é muito interessante que nosso segmento conheça as melhores maneiras de utilizar os criptoativos nas transações imobiliárias, proporcionando mais segurança às negociações.”