Conselho promove live sobre mercado imobiliário em Angola

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 11/11/2023

No dia 09 de novembro, o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, esteve em uma live com o corretor de imóveis Cleber Correa, com o objetivo de apresentar as principais características do mercado imobiliário angolano.

Correa passou a atuar em Angola em 2004, pouco tempo depois do término da guerra civil. Com isso, como ele mesmo relatou, o País começou a se desenvolver de maneira pujante, oferecendo grandes oportunidades imobiliárias e aquecendo o segmento, que teve seu auge em 2008.

Em 2014, com a inflação alta e a desvalorização do dinheiro, os investimentos no setor imobiliário foram diminuindo, problema que persiste até hoje, e que se agrava pela falta de uma legislação específica relacionada à alienação fiduciária.

“A situação atual é de um momento com imóveis a preço baixo e uma população carente de moradia. E o governo prevê uma melhor ordenação nas cidades e uma oferta de propriedades a preço ainda menor para quem necessita”, comentou o corretor.

Correa explicou que, em Angola, não se exige nenhuma credencial para o exercício da profissão de corretor de imóveis, o que ainda prejudica o segmento. “Pessoas mais bem informadas procuram empresas sérias, mas 80% se valem daqueles que atuam sem nenhum preparo, na base da tentativa e erro.”

Questionado por Viana sobre as expectativas para os negócios imobiliários no País nos próximos anos, o corretor trouxe informações de grande relevância a possíveis investidores: o governo pretende investir muito em turismo, o povo é bastante hospitaleiro e a moeda brasileira tem muito valor. “Quem decidir vir para cá, com certeza, encontrará boas razões para ficar”, completou.