CRECISP flagra pseudocorretores escondidos em plantão de vendas

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 04/11/2023

No último final de semana, o Departamento de Fiscalização do CRECISP organizou uma força tarefa para visitar um plantão de vendas em Barueri, com o apoio da Polícia Militar.

O Conselho já havia recebido denúncias da presença de pseudocorretores, mas, em outras diligências, as analistas de conformidade não tinham tido acesso a todas as dependências do local.

Por essa razão, a assessoria jurídica da entidade obteve uma liminar da Justiça Federal autorizando a fiscalização em todos os ambientes do estande de vendas. A blitz contou com a participação de 14 analistas, 3 coordenadores e 2 chefes de setor que, acompanhados de 2 oficiais de justiça, garantiram o cumprimento da decisão judicial.

Na chegada ao local, a equipe já pode perceber uma grande movimentação de pessoas, levantando das mesas de trabalho e se dirigindo a salas específicas. E mesmo com a explicação dos oficiais de justiça, os responsáveis pelo plantão ainda ofereceram alguma resistência em dar acesso a todas as áreas do estande.

Confirmando as denúncias recebidas, em um dos locais acessados – uma pequena área de 4m², mal arejada e escura - havia 10 pseudocorretores escondidos. Além disso, ainda foram encontrados mais 5 falsos profissionais, em uma sala anexa e no banheiro do plantão.

Ao todo, somados aos 25 corretores regulares presentes, 19 pseudocorretores foram autuados e, também, uma corretora de outro estado, por estar trabalhando em São Paulo sem a devida inscrição (eventual ou secundária).

“O Conselho vem agindo de forma preventiva e esclarecedora, para que as imobiliárias não sejam autuadas pela facilitação ao exercício ilegal da profissão. Vamos continuar trabalhando nesse sentido, agora com a possibilidade de nos valermos da justiça quando do impedimento de acesso aos locais a serem fiscalizados”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.