Palestrantes falam sobre Due Diligence e Responsabilidade Civil

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 5 de julho, os advogados  Luís Felipe Archangelo de Oliveira e Fábio Hanada estiveram presencialmente na Quarta Nobre do CRECISP e ministraram a palestra sobre o tema: Due Diligence Imobiliária e a Responsabilidade Civil do Corretor de Imóveis.

Na ocasião, falaram sobre os cuidados necessários que o corretor de imóveis deve ter na intermediação e a sua responsabilidade civil frente ao negócio.

Archangelo iniciou a palestra, ressaltando que a aquisição do imóvel próprio é o sonho de todo o brasileiro, mas para que este desejo se realize é necessário que uma série de etapas e requisitos legais sejam cumpridos no momento da transação imobiliária.

Entre eles, podem ser destacados os processos no cartório de registro de imóveis, na prefeitura municipal, e antes dessa parte burocrática, é necessário uma atenção especial do futuro comprador, na revisão físicas da propriedade e região e local em que se situa.

“Nesta semana, ocorreu um compromisso de compra e venda, o qual sucedeu um litígio entre as partes. O comprador obteve um determinado desconto na aquisição do imóvel, em razão do estado da propriedade, mas esta situação não ficou clara no contrato. Portanto, todos os vícios e defeitos encontrados nos imóveis ele deseja que sejam descontados das parcelas do financiamento. Dessa forma, a revisão das condições físicas do bem é indispensável.”

Para Hanada, no momento da intermediação imobiliária, a documentação do vendedor deve ser solicitada diretamente pelos corretores de imóveis. Não se pode acreditar na palavra dos envolvidos na intermediação, pois os profissionais podem ser responsabilizados civilmente pela negociação que gerou um resultado negativo