“O grande problema do País é a improvisação”

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 20/05/2023

Com essa constatação, o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, iniciou sua palestra na sede do CRECISP, no dia 17 de maio. Convidado a apresentar o tema ‘governança pública’ a representantes da Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens do Estado de São Paulo, o ministro deu destaque à falta de planejamento estratégico que permeia grande parte das autarquias e órgãos públicos do Brasil.

Segundo Nardes, há alguns anos o TCU tem ampliado seu foco de ação, promovendo ações preventivas, além da vigilância dos atos da administração pública. Com isso, a questão da governança se fez mais presente, confirmando a importância de se ter um direcionamento em todas as esferas do governo. “A má governança se reflete na educação, na saúde, na segurança! Por isso, é essencial que trabalhemos em parceria com todas as profissões, desenvolvendo ações planejadas em todos os segmentos, para que tenhamos eficiência e entrega de resultados. Esse é o nosso desafio.”

Para o ministro, o calcanhar de Aquiles dos Conselhos ainda se concentra nas contratações públicas e é necessário que se criem mecanismos para minimizar riscos e para a adequação de documentos, dando segurança e transparência às licitações.

A apresentação de Nardes foi conduzida pelo presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, e prestigiada pelo diretor-tesoureiro, Francisco Pereira Afonso, e pelos conselheiros da entidade, Jackson Carlos Franco, Luiz Antonio Pecini, Ana Maria Faleiros Diniz, Giasone Albuquerque Candia e Wagner Artuzo. Também estiveram presentes os presidentes: Marlene Assunção (CRECI-PA/AM); Aluísio Silva Júnior (CONREP-2ª); Pedro Afonso Gomes (CORECON-2ª); Nelson Leme da Silva Júnior (CREF-4ª); Talita F. Carvalho (CRPSP); Mário Cesar Manduca (CRTRSP); e representantes dos Conselhos de: Engenharia e Agronomia, Corretores de Imóveis, Enfermagem, Farmácia, Relações Públicas, Economia, Educação Física, Psicologia, Contabilidade, Estatística, Fonoaudiologia, Nutricionistas, Representantes Comerciais, Medicina Veterinária, Odontologia, Técnicos em Radiologia e Química.

Ao final, os presentes também conheceram o trabalho do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), cujo embaixador é o Ministro Nardes. O diretor da instituição, Henrique Farinon, destacou as ações de capacitação já desenvolvidas em Conselhos de Fiscalização Profissional de todo o País.